loading

Andebol: ABC e Benfica perto de garantir final portuguesa da Taça Challenge

As equipa do ABC e do Benfica procuram no domingo, frente aos noruegueses do Stord e aos romenos do Odorhei, respetivamente, resolver as meias-finais e marcar presença numa inédita final portuguesa da Taça Challenge de andebol.

Andebol: ABC e Benfica perto de garantir final portuguesa da Taça Challenge

Com a situação definida nas meias-finais do ‘play-off’ do título nacional, o ABC foi afastado pelo Sporting (3-1) e o Benfica foi eliminado pelo hexacampeão FC Porto (3-0), os clubes concentram agora as atenções nos seus adversários europeus e na final.

O ABC, que esta época já conquistou a Taça de Portugal, na final disputada com o FC Porto (25-24), em Loulé, quebrando a hegemonia do Sporting, vencedor das últimas três edições, está praticamente com um pé na final da Taça Challenge-

Com a eliminatória no intervalo, após disputados os jogos da primeira mão das meias-finais, a situação do ABC, que venceu em casa os noruegueses do Stord, por 25-18, é mais favorável do que a do Benfica, que perdeu fora por dois golos (31-29), ante o Odorhei.

ABC e Benfica procuram na presente edição da Taça Challenge, terceira mais importante da hierarquia das provas da Federação Europeia de Andebol (EHF), secundar o feito do Sporting, em 2009/10, quando ergueu o troféu ao bater os polacos do MMTS Kwidzyn.

Recém-regressado aos principais palcos do andebol europeu, após um interregno de quatro anos de ausência, o ABC procura na presente temporada, pela mão do antigo internacional Carlos Resende, atingir a terceira final.

O triunfo em casa frente aos noruegueses, num encontro em que a diferença de golos poderia ter sido ainda maior, e que teve a sua chave nas ações defensivas do ABC, algo perdulário no ataque, abre boas perspetivas para que esse objetivo seja atingido.

Na década de 90, com uma equipa moldada em torno do ucraniano Viktor Tchikoulaev e do russo Vladimir Bolotski, o ABC perdeu a final da Liga dos Campeões de 1994 frente aos espanhóis do TEKA Santander, com um empate em casa a 22-22 e uma derrota fora por 23-21.

Na edição da Taça Challenge de 2004/05, o ABC voltou a marcar presença numa final europeia de clubes, desta feita frente aos suíços do Wacker Thun, mas falhou novamente a conquista do troféu pela diferença de dois golos, por 24-29 (fora) e 29-26 (casa).

O Benfica perdeu por 31-29, na primeira mão da eliminatória na Roménia, mas tem a oportunidade de retificar esse resultado desfavorável domingo na Luz e validar a desejada presença na final da Taça Challenge.

O georgiano Vladimir Rusia, com oito golos marcados na primeira mão, e Chike Onyejekwe, com sete, são os jogadores a merecer maior atenção por parte da formação ‘encarnada’ para o jogo de domingo com os romenos, com início às 19h15 horas, na Luz.

O Benfica procura na presente edição da Taça Challenge alcançar a final e poder assim lutar pelo título que lhe escapou em 2010/11 frente aos eslovenos do RK Cimos Koper, com 27-27 e 31-27, depois de em 2007/08 ter sido afastado nas meias-finais.

Afastado da decisão do título nacional, ao terceiro jogo das meias-finais do ‘play-off’ com o FC Porto, com uma derrota pesada na Luz (17-26) o Benfica aposta forte na Taça Challenge para conquistar um troféu na presente temporada.

Caso ABC ou Benfica ergam o troféu, as vagas nas competições europeias da próxima época, distribuídas por Liga dos Campeões (uma), Taça EHF (uma) e Taça Challenge (duas) alargam a um quinto representante, que será indicado pela classificação do campeonato nacional.

Esta situação poderá trazer na reta final da época um acréscimo de motivação aos clubes que lutam pelo quinto lugar do campeonato: Aguas Santas, Madeira SAD, Sporting da Horta e Passos Manuel.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?