loading

Andebol: Portugal pode vir a dominar a final da Taça Challenge

ABC e Benfica jogam este fim de semana a primeira mão das meias-finais da Taça Challenge de andebol, frente aos noruegueses do Stord e aos romenos do Odorhei, respetivamente, com os olhos postos numa final 100 por cento portuguesa.

Andebol: Portugal pode vir a dominar a final da Taça Challenge

Com situação distinta nas meias-finais do ‘play-off’ do título nacional, o ABC, apesar de em desvantagem, ainda está na luta com o Sporting (2-1) e o Benfica foi eliminado pelo hexacampeão FC Porto (3-0), os clubes concentram agora as atenções nos seus adversários europeus.

Carlos Resende, treinador do ABC, acredita que todos os seus jogadores estarão ao mais alto nível frente aos noruegueses do Stord e assume que, por isso mesmo, só pode estar “otimista” para a eliminatória que começa sábado em Braga.

O jogador bracarense Diogo Branquinho recorda que o ABC, que esta época já conquistou a Taça de Portugal, na final disputada com o FC Porto (25-24), em Loulé, “ainda não perdeu nenhum momento decisivo” e é também a única equipa que está em todas as competições.

ABC e Benfica procuram na presente edição da Taça Challenge, terceira mais importante da hierarquia das provas da Federação Europeia de Andebol (EHF), secundar o feito do Sporting, em 2009/10, quando ergueu o troféu ao bater os polacos do MMTS Kwidzyn.

Do quadro de honra da competição constam ainda, na qualidade de finalistas vencidos, Benfica (2010/11), Sporting da Horta (2005/06) e ABC (2004/05).

Para além de quatro presenças na final – com o saldo de um título (Sporting) -, também por quatro vezes o andebol português esteve representado e ‘caiu’ nas meias-finais da Taça Challenge, por Águas Santas (2013/14), Sporting (2011/12), Benfica (2007/08) e ABC (1994/95).

Recém-regressado aos principais palcos do andebol europeu, após um curto interregno de quatro anos de ausência, o ABC procura na presente temporada, pela mão do antigo internacional Carlos Resende, atingir a terceira final.

Na década de 90, com uma equipa moldada em torno do ucraniano Viktor Tchikoulaev e do russo Vladimir Bolotski, o ABC perdeu a final da Liga dos Campeões de 1994 frente aos espanhóis do TEKA Santander, com um empate em casa a 22-22 e uma derrota fora por 23-21.

Na edição da Taça Challenge de 2004/05, o ABC voltou a marcar presença numa final europeia de clubes, desta feita frente aos suíços do Wacker Thun, mas falhou novamente a conquista do troféu pela diferença de dois golos, por 24-29 (fora) e 29-26 (casa).

O Stord é o último obstáculo que separa o ABC da final da Taça Challenge, numa eliminatória a duas mãos, com o primeiro jogo a decorrer pelas 16:00 de sábado, no Pavilhão Flávio Sá leite, em Braga, e o segundo a 19 de abril, na Noruega.

O Benfica procura na presente edição da Taça Challenge alcançar a final e poder assim lutar pelo título que lhe escapou em 2010/11 frente aos eslovenos do RK Cimos Koper, com 27-27 e 31-27, depois de em 2007/08 ter sido afastado nas meias-finais.

Afastados da decisão do título nacional, no terceiro jogo das meias-finais do ‘play-off’ com o FC Porto, com uma derrota pesada na Luz (17-26) o Benfica aposta forte na Taça Challenge para conquistar um troféu na presente temporada.

Os romenos do Oderhei são os derradeiros opositores entre a formação ‘encarnada’ e a final a Taça Challenge, com encontros marcados para domingo, na Roménia, e para 19 de abril, na Luz.

Caso ABC ou Benfica ergam o troféu, as vagas nas competições europeias da próxima época, distribuídas por Liga dos Campeões (uma), Taça EHF (uma) e Taça Challenge (duas) alargam a um quinto representante, que será indicado pela classificação do campeonato nacional.

Esta situação poderá trazer na reta final da época um acréscimo de motivação aos clubes que vão lutar pelo quinto lugar do campeonato: Aguas Santas, Madeira SAD, Sporting da Horta e Passos Manuel.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?