loading

Comentário: Nuno Santos e André Silva dão a Portugal vitória no grupo

Um golo de Nuno Santos, a abrir, e um ‘bis’ de André Silva, na segunda parte, valeram hoje a Portugal um claro triunfo por 3-1 sobre a Colômbia e a vitória no Grupo C do Mundial de sub-20.

Comentário: Nuno Santos e André Silva dão a Portugal vitória no grupo

Em Dunedin, Nuno Santos marcou de livre direto, logo aos três minutos, e Portugal, que só precisava do empate para vencer o agrupamento, controlou o jogo por completo e acabou com ele no início da segunda metade, com os dois tentos de André Silva, aos 55, de penálti, e aos 67.

Um golo de Santos Borré, aos 74 minutos, selou o segundo lugar do grupo para os colombianos, mas não pôs em causa a vitória da seleção lusa, que só tem a lamentar o amarelo a Francisco Ramos, desta forma fora dos ‘oitavos’.

Portugal, que já havia batido Senegal (3-0) e Qatar (4-0), vai discutir o acesso aos quartos de final na quinta-feira, pelas 08:30 lusas, com a Nova Zelândia (terceira do Grupo A) ou o terceiro do Grupo F (Ilhas Fiji ou Honduras).

Em relação ao embate com o Qatar, que selou o apuramento luso, Hélio Sousa fez quatro alterações, trocando Rafa, Tomás Podstawski, Rony Lopes e Gelson Martins por Pedro Rebocho, Estrela, Raphael Guzzo e Nuno Santos.

A formação das ‘quinas’ começou praticamente, a ganhar: depois de uma falta quase em cima linha da grande área sobre Francisco Ramos, Nuno Santos marcou superiormente o livre direto, batendo Alvaro Montero.

Necessitado apenas do empate para selar a vitória no Grupo C, Portugal ficou mais tranquilo e assumiu o comando do encontro, com os jogadores sempre muito bem posicionados em campo, não dando espaço aos colombianos.

A resposta dos sul-americanos apenas chegou aos 30 minutos, também num livre direto, de Joao Rodríguez, que atirou pouco ao lado da baliza de André Moreira, numa primeira parte como muitos passes falhados, por ambos os conjuntos.

A Colômbia reentrou com Quiñonez em vez de Villarreal e determinada em chegar à igualdade, que ameaçou logo aos 49 minutos, com Borré a isolar-se e a rematar de ‘trivela’ para o corte providencial do ‘capitão’ João Nunes.

A seleção lusa não demorou a reagiu e aumentou a vantagem, aos 55 minutos, por André Silva, de penálti, depois de sofrer falta na área do guarda-redes, que não o impediu de marcar uma primeira vez, mas com o árbitro a não validar.

Os colombianos acusaram o golo e Portugal não demorou a chegar ao terceiro, com os protagonistas dos dois primeiros: Nuno Santos (já leva dois golos e três assistências) fugiu pela esquerda e centrou para a área, onde apareceu André Silva a cabecear certeiro para o seu quarto golo na prova.

A formação de Hélio Santos ainda ameaçou a goleada, após tabela entre Guzzo e Gonçalo Guedes, mas, aos 74 minutos, foi a Colômbia a reduzir, com Barrera a aproveitar uma desatenção na defesa lusa e a isolar Borré, que não perdoou.

Na parte final, os colombianos ainda tentaram chegar ao segundo, que poderia ser necessário para garantir o segundo posto do grupo – não foi, face ao 2-1 do Senegal ao Qatar -, mas Portugal não deu grandes hipóteses, mesmo reduzido a 10 nos derradeiros instantes, por lesão de Estrela.

Programa da jornada

Sexta-feira, 5 de Junho de 2015
Áustria S20 - Argentina S20, 0 - 0
Panamá S20 - Gana S20, 0 - 1
Ucrânia S20 - Estados Unidos S20, 3 - 0
Mianmar S20 - Nova Zelândia S20, 1 - 5

Sábado, 6 de Junho de 2015
Senegal S20 - Qatar S20, 2 - 1
Colômbia S20 - Portugal S20, 1 - 3
Sérvia S20 - México S20, 2 - 0
Mali S20 - Uruguai S20, 1 - 1

Domingo, 7 de Junho de 2015
Honduras S20 - Alemanha S20, 1 - 5
Ilhas Fiji S20 - Uzbequistão S20, 0 - 3
Brasil S20 - Coreia do Norte S20, 3 - 0
Hungria S20 - Nigéria S20, 0 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?