loading

FIFA:Presidente interino advertido pelo COI de receber diretamente dinheiro

O camaronês Issa Hayatou, hoje designado presidente interino da FIFA, foi advertido em 2011 pela Comissão Executiva do Comité Olímpico Internacional (COI), por ter recebido diretamente dinheiro da ISL, a agência de marketing da FIFA.

FIFA:Presidente interino advertido pelo COI de receber diretamente dinheiro

Em dezembro de 2011, seguindo uma recomendação da sua comissão de ética, a comissão executiva do COI advertiu Hayatou por este “ter recebido dinheiro”, da ISL, uma empresa que até 2001 geria a venda dos direitos audiovisuais das competições FIFA.

As alegadas irregularidades na ISL foram investigadas pelas autoridades suíças, mas o caso acabou por ser encerrado em 2008, sem que ninguém fosse condenado.

A FIFA viu-se obrigada a fazer uma investigação interna sobre o assunto, depois de a cadeia televisiva BBC divulgar documentos confidenciais com uma lista de 175 pagamentos, no valor total de 76 milhões de euros, a três membros do Comité Executivo da FIFA: Hayatou, ao paraguaio Nicolás Léoz, e ao brasileiro Ricardo Teixeira.

Em 2001, o COI tomou a decisão de advertir Hayatou, sem o punir, alegando que este não tinha funções em qualquer estrutura do organismo que gere o movimento olímpico.

No entanto, o COI referiu que, “como representante da FIFA, Issa Hayatou deveria ter seguido os princípios do movimento olímpico”.

O camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), foi hoje designado presidente interino da FIFA, depois da suspensão de 90 dias aplicada a Joseph Blatter.

Hayatou, que em 2002 foi o único opositor de Joseph Blatter nas eleições para a presidência da FIFA, foi agora designado para substituir o suíço por ser mais antigo vice-presidente do Comité Executivo.

Issa Hayatou, de 69 anos, tem um passado como jogador de futebol e basquetebol, e antes de ingressar na CAF e na FIFA foi secretário-geral, vice-presidente e presidente da Federação de Futebol dos Camarões.

Além de Joseph Blatter, o comité executivo da FIFA suspendeu provisoriamente por 90 dias o presidente da UEFA, Michel Platini, e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

O comité executivo suspendeu por seis anos o sul-coreano Chung Mong-Joon que, tal como Michel Platini, já tinha assumido a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?