loading

Natação: Portugal com 16 atletas nos Europeus de natação adaptada

Portugal vai estar representado por 16 atletas nos campeonatos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC), seis dos quais já com mínimos para os Jogos Paralímpicos Rio2016, competição que só poderá contar com três nadadores lusos.

Natação: Portugal com 16 atletas nos Europeus de natação adaptada

Entre os convocados, já obtiveram as marcas mínimas para estar presentes nos Jogos Paralímpicos Rio2016, que decorrem entre 07 e 18 de setembro, David Grachat, David Carreira, João Pina, Nelson Lopes, Simone Fragoso e Joana Calado.

No entanto, a quota disponibilizada pelo IPC só permite a participação de três nadadores portugueses nos Jogos Rio2016 (dois masculinos e um feminino), o que torna os europeus, que decorrem entre 30 de abril e 07 de maio, no palco de todas as decisões.

“Temos seis nadadores com mínimos, quatro masculinos e dois femininos, pelo que a seleção para o Rio de Janeiro só ficará definida depois deste Europeu”, referiu a coordenadora técnica nacional de natação adaptada à agência Lusa.

Segundo Mariett Matias, “a prova terá muita influência, porque fecha o ‘ranking’ do período de qualificação e será com base nesse ‘ranking’ que a federação portuguesa de natação tomará decisões”.

“Esta é uma seleção constituída por nadadores muito experientes em competições internacionais, como são os casos de David Grachat, Nelson Lopes ou Emanuel Gonçalves, mas também conta com alguns nadadores que se vão estrear em europeus, como é José Costa, Nuno Alves ou Renata Pinto”, referiu a responsável da Federação Portuguesa de Natação.

De acordo com a coordenadora técnica nacional, “dos nadadores mais jovens, alguns dos quais já são esperanças paralímpicas para Tóquio2020, esperam-se bons resultados, recordes pessoais e prestações que dignifiquem Portugal”.

Nos Jogos Paralímpicos Londres2012, Portugal esteve representado por quatro nadadores e, em nove participações em competições paralímpicas, conquistou nove medalhas na modalidade.

Os campeonatos europeus de natação adaptada do IPC, a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, são a primeira competição de natação adaptada à escala europeia organizada em Portugal e deverão contar com a presença de cerca de 450 nadadores, de 51 países.

A prova, que decorrerá no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal, terá a categoria ‘open’, pelo que contará com nadadores de fora da Europa, que procuram mínimos para o Rio de Janeiro.

Nadadores portugueses convocados:

Masculinos: David Carreira, David Grachat, Emanuel Gonçalves, Filipe Garcia, Gino Caetano, Ivo Rocha, João Correia, João Pinho, José Costa, Nelson Lopes, Nuno Alves e Ruben Linhares.

Femininos: Joana Calado, Renata Pinto, Simone Fragoso e Teresa Neves.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?