loading

Apito Dourado: Valentim Loureiro ouvido hoje no Tribunal Gondomar

O presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Lou reiro, vai ser ouvido hoje de manhã no Tribunal local, a seu pedido, no âmbito d o processo Apito Dourado, disse à Lusa fonte judicial.

Valentim Loureiro pediu para ser ouvido enquanto arguido no processo pa ra tentar demonstrar que nada teve a ver com a inclusão do então presidente do C onselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Pinto de Sousa, na via gem oficial feita por Durão Barroso a Moçambique no início de 2004.

O major, que estará acompanhado do advogado Amílcar Fernandes, deverá t ambém negar que tenha tido qualquer influência junto daquele organismo no sentid o de manter Pinto de Sousa como presidente do órgão.

Na acusação do processo Apito Dourado, o Ministério Público sustenta qu e Valentim Loureiro terá usado a sua influência naquelas duas situações, em favo r de Pinto de Sousa, como contrapartida para os alegados favores recebidos pelo Sport Clube de Gondomar na nomeação de árbitros.

Valentim Loureiro é o único arguido que será ouvido pelo juiz de instru ção, antes da realização do debate instrutório, que se inicia ao início da tarde de hoje.

Segundo a acusação, os arguidos, entre os quais se contam o presidente da Câmara local, Valentim Loureiro, o seu vice-presidente, José Luís Oliveira, e Pinto de Sousa, do Conselho de Arbitragem, são suspeitos de terem montado um es quema para induzir os árbitros a beneficiar o Sport Clube de Gondomar.

Envolve, ainda, outros 24 arguidos que são acusados dos crimes de corru pção cometidos no âmbito da sua actividade desportiva.

A instrução, cuja fase final começa hoje, vai agora confirmar ou invali dar (infirmar) a acusação que impende sobre Valentim Loureiro, suspeito da práti ca de 26 crimes de corrupção activa, sob a forma de cumplicidade, e dois crimes dolosos de prevaricação.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?