loading

Apito Dourado: Pinto de Sousa abandonou Tribunal por porta secundária

O ex-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Pinto de Sousa saiu hoje por uma porta secundária do Tribunal de Matosinhos, onde foi inquirido no âmbito do processo ''Apito Dourado''.

Pinto de Sousa foi ouvido durante cerca de duas horas na fase de repetição das inquirições aos arguidos do processo ''Apito Dourado'', cujas investigações passaram a ser coordenadas pela procuradora-geral adjunta Maria José Morgado há cerca de dois meses.

Presidente do CA entre 1983/89 e 1998/2004, Pinto de Sousa terá prestado esclarecimentos sobre uma das certidões relacionadas com este processo sobre corrupção no futebol, a qual está relacionada com classificações de árbitros e foi entregue na comarca de Matosinhos.

Pinto de Sousa, que abandonou as instalações do Tribunal de Matosinhos por uma porta secundária, confirmou à chegada ter sido chamado para ser ouvido no âmbito do processo e voltou a negar os cenários descritos no livro de Carolina Salgado.

No seu livro, a ex-companheira do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, revela que o então presidente do CA da FPF encontrava- se frequentemente com o dirigente portista e com Valentim Loureiro, na altura presidente da Liga.

O processo ''Apito Dourado'' teve início com a operação policial com o mesmo nome realizada em 20 de Abril de 2004, que resultou na detenção de 16 pessoas, entre árbitros e dirigentes do futebol, por suspeitas de corrupção desportiva, inicialmente centradas no Gondomar SC, clube da Liga de Honra.

Ao longo do processo foram constituídos 27 arguidos, incluindo o então presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e ainda presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol Pinto de Sousa.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?