loading

Síntese: Vilafranquense e Torreense, 'tomba gigantes' da Taça de Portugal

Vilafranquense e Torreense, duas equipas do terceiro escalão, foram hoje os ‘tomba-gigantes’ da quarta eliminatória de Taça de Portugal de futebol, ao eliminarem dois primodivisionários Paços de Ferreira e Nacional, respetivamente.

Síntese: Vilafranquense e Torreense, 'tomba gigantes' da Taça de Portugal

A equipa de Vila Franca de Xira, do campeonato de Portugal, garantiu um lugar nos oitavos de final ao vencer por 1-0 o Paços de Ferreira, uma surpresa alcançada graças ao golo de Marocas, aos 77 minutos, num relvado encharcado pela chuva.

Quem também surpreendeu, foi o Torreense, que bateu o Nacional pelo mesmo resultado, graças a um golo de Pedro Bonifácio, já em período de compensações, aos 90+1 minutos, e depois de desperdiçar uma grande penalidade.

Em ‘grande’, estiveram mais duas equipas do Campeonato de Portugal, entre elas o Real Massamá, que superou o Olhanense, da II Liga, na sequência de dois golos de cabeça, apontados pelos médios Sabry e Rúben Marques, aos 30 e 47 minutos.

A formação de Massamá, que lidera a série G do Campeonato de Portugal, já tinha feito 'tombar' outra equipa da I Liga, o Arouca, na terceira eliminatória.

No sábado, a Sanjoanense também afastara um conjunto da II Liga, ao receber e bater o Gil Vicente por 1-0, pelo que são quatro as equipas do terceiro escalão do futebol português que seguem para os oitavos de final.

Quem não alcançou o estatuto de ‘tomba-gigante” foi o Benfica de Castelo Branco, que não resistiu ao pragmatismo do Vitória de Setúbal, que se adaptou melhor às más condições do terreno e venceu com tentos de ‘rajada’ de Thiago Santana, aos 25 minutos, e André Claro, aos 27.

O Aljustrelense também não conseguiu surpreender o Tondela, que cumpriu os ‘mínimos’ e venceu fora por 2-1, numa partida com três golos nos primeiros 18 minutos, tendo o terceiro e decisivo resultado de um lance infeliz do defesa local Marcos, autor de um autogolo.

Além dos comandados de José Couceiro e Petit, mais dois conjuntos da I Liga seguiram hoje para os ‘oitavos’, entre eles o Vitória de Guimarães, vencedor por 2-1 no Bessa, após prolongamento, graças a um livre do peruano Hurtado, aos 118 minutos, no único duelo entre primodivisionários.

A equipa minhota foi a primeira a marcar, aos 27 minutos, de penálti, pelo brasileiro Soares, mas o Boavista restabeleceu o empate aos 56, pelo maltês Schembri, e forçou o prolongamento, para o qual partiu em inferioridade numérica por expulsão de Lucas aos 90+1, por acumulação de amarelos.

Surpreendentes, foram as dificuldades do Sporting de Braga, a jogar com a melhor equipa – José Peseiro não fez poupanças para o jogo de quinta-feira, da Liga Europa, frente ao Gent, para ultrapassar o Santa Clara, da II Liga.

Em mais uma exibição muito ‘cinzenta', o detentor da prova teve que sofrer muito para passar à fase seguinte, virando o resultado na parte final, com golos de Rui Fonte, aos 86 minutos, e Stojiljkovic, aos 90, depois de o Santa Clara se adiantar no marcador aos 60, por Telmo Castanheira.

Nos dias anteriores, também se tinham qualificado o Sporting (5-1 ao Praiense, na quinta-feira), o Desportivo da Chaves (‘carrasco’ do FC Porto nos penáltis, na sexta-feira), o Estoril-Praia (2-0 ao Cova da Piedade, no sábado) e o Benfica (6-0 ao Marítimo, igualmente no sábado).

Da II Liga, passaram quatro equipas, entre elas o Penafiel, que hoje venceu em Vizela por 1-0, com um golo solitário do central João Paulo, aos 83 minutos.

Já o Leixões, precisou do prolongamento para levar de vencido o Oriental, do Campeonato de Portugal, por 2-1, tendo o golo decisivo sido marcado ao minuto 108, por Wei.

No primeiro jogo da quarta ronda, a 13 de novembro, o Sporting da Covilhã vencera no reduto do Varzim por 1-0 e, no sábado, a histórica Académica venceu na casa do ‘gigante’ Feirense, da I Liga, no desempate por penáltis.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?