loading

Bwin Liga: Guimarães vence «derby» minhoto e ultrapassa «grandes» lisboetas

O Vitória de Guimarães ascendeu hoje ao terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, depois de vencer o Sporting de Braga (1-0), ultrapassando os “grandes” lisboetas, que sábado empataram e ficaram mais longe do líder FC Porto.

Bwin Liga: Guimarães vence «derby» minhoto e ultrapassa «grandes» lisboetas

Um golo polémico de Geromel, aos 52 minutos, em que ficaram muitas dúvidas se a bola terá ultrapassado na totalidade a linha de golo, bastou para os vimaranenses vencerem um emocionante “derby” minhoto, que ficou ainda marcado pela expulsão do vimaranense Fajardo, por agressão a um adversário, aos 76.

O Vitória de Guimarães, que continua invencível, soma 12 pontos, enquanto o Sporting de Braga, a quatro dias de receber o Hammarby, na segunda “mão” da primeira eliminatória da Taça UEFA, sofreu a terceira derrota, somando apenas sete pontos.

Por seu turno, o Marítimo perdeu pontos pela segunda vez esta temporada - ainda só tinha uma derrota, com o FC Porto -, face ao empate na visita ao Estrela da Amadora (1-1), mas manteve o surpreendente segundo lugar, agora a cinco pontos dos “dragões”.

Numa jornada de “derbies”, o grande beneficiado acabou por ser o FC Porto, que ficou ainda mais só na frente, depois de derrotar sábado o Boavista por 2-0, com mais dois golos de Lisandro Lopez (15 e 74 minutos), que se isolou no comando da lista dos melhores marcadores, com seis tentos.

Os “dragões” continuam o seu percurso cem por cento vitorioso, naquele que é o melhor arranque desde 1990/91, altura em que perderam os primeiros pontos à sétima jornada, com o Nacional (1-2).

Numa jornada marcada por inúmeras críticas à arbitragem, Benfica e Sporting empataram a zero no Estádio da Luz, num encontro emotivo e que ficou marcado por vários lances polémicos, com Pedro Henriques a nada assinalar em quedas na área do “leão” Romagnoli, aos 10 minutos, e da “águia” Freddy Adu, perto do final.

A meio da segunda parte, o árbitro assistente assinalou uma suposta mão de Katsouranis dentro da área “encarnada”, mas o juiz da partida acabou por decidir mandar seguir o jogo, num lance que provocou duras críticas do treinador “leonino”, Paulo Bento.

À sexta jornada, o campeão FC Porto soma mais cinco pontos do que o Marítimo, seis em relação ao Vitória de Guimarães, sete face ao Sporting e já oito no que respeita ao Benfica.

Com os mesmos pontos do que o Benfica, o Vitória de Setúbal continua a fazer uma excelente campanha e hoje derrotou por 2-0 a europeia União de Leiria, que quinta-feira recebe o Bayer Leverkusen, em jogo da Taça UEFA e que continua sem vencer na Liga.

Excelente tónico para a recepção ao colosso Bayern de Munique teve o Belenenses, que somou a segunda vitória na prova, na recepção ao Paços de Ferreira (1-0), que continua sem triunfos e também tem um compromisso europeu a meio da semana, com o AZ Alkmaar.

Por seu lado, e a actuar em casa, o Nacional da Madeira somou o seu primeiro triunfo na prova, frente à Naval 1º de Maio (2-0), uma das cinco equipas ainda sem triunfos.

Também ainda sem conhecer o sabor da vitória, o Leixões, rei dos empates - cinco, em cinco jogos -, visita segunda-feira o terreno da Académica, invicta na “era” Domingos Paciência (uma vitória e um empate), no encontro que encerra a sexta ronda.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?