loading

Síntese: Santa Clara faz a festa da subida, Nacional de campeão da II Liga

O Santa Clara agendou hoje, com uma jornada da antecedência, o regresso ao escalão principal do futebol português, seguindo o já promovido Nacional, que juntou a ‘cereja no topo do bolo’, com o título da II Liga.

Síntese: Santa Clara faz a festa da subida, Nacional de campeão da II Liga

Os açorianos não desperdiçaram a benesse concedida na 37.ª ronda pela Académica, que perdeu por 2-1 no sábado, na receção ao Cova da Piedade, distanciando-se, irreversivelmente, dos ‘estudantes’ na segunda posição, a última que proporciona o acesso à I Liga.

O Santa Clara impôs-se por 3-0 ao Real Massamá e passou a deter três pontos de vantagem sobre a Académica, que na última jornada não poderá fazer melhor do que igualar os açorianos, frente aos quais tem desvantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate.

O médio brasileiro Thiago foi um dos heróis da receção do Santa Clara ao lanterna-vermelha da prova, ao abrir e fechar a contagem, aos 27 e 59 minutos, tendo o compatriota Fernando ‘faturado’ também, aos 46.

Horas antes, o Nacional tinha embelezado mais a sua época, conquistando pela primeira vez o título de campeão da II Liga, na sequência do triunfo por 1-0 em Arouca, que desfaz a última réstia de esperança dos anfitriões de subirem à I Liga.

A equipa insular, que tinha festejado no sábado o regresso ao convívio dos ‘grandes’, graças às derrotas da Académica e do Penafiel, na receção ao Académico de Viseu, por 1-0, resolveu cedo a questão, com um golo do avançado cabo-verdiano Ricardo Gomes, aos quatro minutos.

Menos afortunada está a ser a época de outra equipa madeirense, o União, que, mesmo tendo vencido por 2-1 na receção ao Varzim, continuou na 17.ª posição, a primeira na zona de despromoção ao terceiro escalão, à qual já não escapam Sporting B, Gil Vicente e Real.

O União da Madeira só não recolheu maiores dividendos do triunfo porque a Oliveirense e o Sporting da Covilhã também se impuseram nas visitas aos estádios do Leixões e do Gil Vicente, pelo mesmo resultado tangencial (1-0).

Os madeirenses conseguiram, pelo menos, igualar o Sporting de Braga B, que empatou 1-1 na receção ao Benfica B – ainda não totalmente seguro - e só se mantém fora da zona vermelha graças a uma melhor diferença entre golos marcados e sofridos, até porque está empatado com o União no confronto direto.

Programa da jornada

Sábado, 5 de Maio de 2018
Penafiel - Ac. Viseu, 0 - 1
Académica - Cova Piedade, 1 - 2
FC Porto B - Famalicão, 3 - 2

Domingo, 6 de Maio de 2018
Arouca - Nacional, 0 - 1
Gil Vicente - Sp. Covilhã, 0 - 1
Leixões - Oliveirense, 0 - 1
V. Guimarães B - Sporting B, 0 - 1
U. Madeira - Varzim, 2 - 1
Sp. Braga B - Benfica B, 1 - 1
Santa Clara - Real, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?