loading

Crónica: Erro defensivo complica ambição do Rio Ave na Liga Europa

O Rio Ave foi hoje derrotado pelos polacos do Jagiellonia Bialystok por 1-0, na primeira mão da segunda eliminatória de acesso à Liga Europa de futebol, numa partida em que um erro defensivo contribuiu para a derrota.

Crónica: Erro defensivo complica ambição do Rio Ave na Liga Europa

A equipa portuguesa sofreu o tento que desequilibrou o desafio logo aos nove minutos, num erro do seu defesa central Buatu, que não conseguiu intercetar uma bola e deixou caminho aberto para que Machaj apontasse o único golo do encontro.

As contrariedades para o Rio Ave até tinham começado alguns minutos antes da partida, quando uma forte chuvada se abateu sobre a cidade de Bialystok, deixando o relvado encharcado e inimigo do maior recorte técnico da equipa portuguesa.

A formação polaca, mais física, adaptou-se melhor a essas condições do terreno, e, aos nove minutos, aproveitou um erro do defesa do Rio Ave para se colocar cedo, em vantagem.

Buatu, reforço desta temporada, terá escorregado e não conseguido intercetar um passe para Machaj, extremo do Jagiellonia, que não desperdiçou o 'brinde' do defesa angolano do Rio Ave e fixou o 1-0.

Quando se preparava para reagir à contrariedade, a equipa orientada por José Gomes voltou a sofrer novo revés, com a lesão do criativo Diego Lopes, forçando o técnico a reformular a estratégia e lançar Bruno Moreira no jogo.

Apesar de ter menos capacidade de construção no meio campo, o Rio Ave ainda conseguiu, a partir dos 25 minutos, pressionar o adversário e chegar mais vezes à baliza contrária.

Nesta fase, Bruno Moreira e Gelson Dala ameaçaram o empate, mas a melhor oportunidade dos vila-condenses nesta etapa inicial só surgiu aos 38 minutos, quando um cruzamento de Galeno foi desviado por um defesa do Jagiellonia para o poste da sua própria baliza.

Já em cima do intervalo, Galeno ainda protagonizou um livre por cima, insuficiente para inverter a desvantagem.

Esperava-se que no segundo tempo, e pela importância de marcar golos fora, que o Rio Ave fizesse algo mais, mas, além de ter intensificado a pressão e de surgir mais perto da baliza contrária, a formação de José Gomes foi inconsequente na finalização.

Galeno e Bruno Moreira ainda se esforçaram, mas sem suficiente acompanhamento, e acabaram por ser presas fáceis perante os corpulentos polacos, que recuaram e fecharam bem os caminhos da sua baliza, segurando a vantagem e, mais importante, não sofreram golos em casa.

As duas equipas voltam a encontrar-se já na quinta-feira, em Vila do Conde, para a segunda mão da eliminatória.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?