loading

Crónica: Rio Ave empata em casa e foi eliminado da Liga Europa

O Rio Ave despediu-se hoje das competições europeias de futebol, ao empatar 4-4 na receção ao Jagiellonia Bialystok, não conseguindo anular a derrota (1-0) na Polónia, em jogo da segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

Crónica: Rio Ave empata em casa e foi eliminado da Liga Europa

No agregado dos dois jogos, os vila-condenses não foram em nada inferiores, resistindo hoje aos 'abalos' provocados pelos golos polacos no arranque das duas partes, mas pagaram caro os erros cometidos, revelando, de novo, alguma fragilidade defensiva e falta de eficácia no remate, face a uma equipa polaca tremendamente eficaz nas transições.

Num jogo com números pouco habituais no futebol, os vice-campeões polacos adiantaram-se no marcador aos seis minutos, por Sheridan, mas Galeno marcou por duas vezes, aos 27 e 45+2, e deu alguma esperança na eliminatória ao Rio Ave.

No arranque da segunda parte, Romanchuk igualou, aos 56, 'bisando' no jogo aos 79, colocando pela segunda vez os polacos na frente do marcador, após o tento de Pospisil aos 71. Mas os vilacondenses nunca deixaram de acreditar e conseguiram empatar o jogo e fixar o resultado final em 4-4, com golos de Gelson Dala e Damien Furtado, aos 63 e 84, respetivamente.

Tal como tinha acontecido há uma semana, o jogo teve mais Rio Ave, mas os polacos foram sempre muito mais consistentes a defender, colocando muitos elementos a fechar quase todos os espaços, e simplesmente arrasadores no ataque, jogando com processo simples.

Aos seis minutos, pós uma perda de bola de Matheus Reis a meio campo, Frankowski colocou a bola de Sheridan, nas costas de Nélson Monte, e o irlandês limitou-se a encostar para o fundo das redes, fazendo o primeiro golo do jogo.

Foi um duro golpe para os rioavistas, que precisavam agora de três golos para seguir em frente na prova, mas os pupilos de José Gomes nunca se entregaram e sob a batuta de Galeno foram construindo situações de perigo.

O Rio Ave voltou a acusar a falta de quem pensasse o jogo a meio-campo, mas conseguiu compensar essa lacuna com a velocidade e criatividade de Galeno e Gelson Dala, extremos cedidos por FC Porto e Sporting, respetivamente.

De uma combinação entre os dois resultou o merecido golo do empate, aos 27 minutos, com Gelson a isolar Galeno, que marcou na cara de Keleman, o que voltaria a repetir em cima do intervalo, de livre direto.

Os polacos, que nunca abdicaram do pivô defensivo a meio-campo, apostavam num jogo mais 'musculado', quase sempre atrás da linha da bola, e, em posse, contavam com o talento de Novikova, que, aos 43 minutos, quase surpreendeu Makaridze, com um 'chapéu' ainda antes do meio-campo.

O fado da primeira parte repetiu-se na segunda, com Romanchuk, aos 56 a igualar o encontro, aproveitando um balão para a área e alguma descoordenação defensiva do Rio Ave.

O Rio Ave voltou a responder, como sempre fez ao longo do jogo, agora com menos Galeno e mais Gelson Dala, mas sem nunca conseguir aproximar a eficácia ao número de oportunidades criadas

Gelson Dala e Damien Furtado, este no fim, ainda marcaram para o Rio Ave, evitando uma derrota que seria ainda mais injusta para a formação portuguesa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?