loading

Crónica: Falta de eficácia ‘castiga’ sub-21 lusos com derrota frente a Roménia

A seleção portuguesa de sub-21 perdeu hoje com o Roménia, por 2-1, no sétimo jogo do grupo 8 de qualificação, para o Europeu de 2019, num jogo em que a formação lusa despertou tarde e foi ineficaz.

Crónica: Falta de eficácia ‘castiga’ sub-21 lusos com derrota frente a Roménia

A formação orientada por Rui Jorge sofreu dois golos, em oito minutos, na segunda parte, apontados por Cicaldau (52) e Ivan (59), mas só na reta final do encontro, quando jogava em superioridade numérica conseguiu responder, reduzindo com o tento de João Carvalho, aos 85.

O autor do golo da equipa das ‘quinas' ainda teve uma soberana oportunidade para lograr o empate, já aos 90+10, depois de ter sofrido uma falta para grande penalidade, que ele próprio tentou converter, mas, no remate, permitiu a defesa ao guarda-redes romeno.

Com este desaire, Portugal atrasa-se na corrida pela qualificação para o Campeonato da Europa, do próximo ano, na Itália, deixando de depender de si próprio e caindo para o terceiro lugar do grupo, com 13 pontos, agora com menos dois que a Roménia e menos cinco que a Bósnia, que lidera, mas tem mais um jogo.

A turma nacional até entrou neste jogo maior embalo ofensivo, assumindo a iniciativa e surgindo mais vezes na área contrária, não demorando a deixar os primeiros avisos ao adversário, em iniciativas de Diogo Jota e João Félix.

A formação de leste não se intimidou com o maior atrevimento luso, e sempre que acelerava criava algum perigo, nos seus contra-ataques e também de bola parada.

Apesar do ascendente, Portugal não conseguia mostrar uma boa definição nos instantes finais, e apesar de conseguir chegar com facilidade junto à baliza da Roménia, tal não fazia a diferença na altura da finalização.

Heriberto, Diogo Jota e Eustáquio, espelharam isso mesmo, ainda antes da meia hora, com boas chances para marcar, mas, ora pelas intervenções do guarda-redes romeno, ora pela falta da pontaria, não conseguiam dar expressão ao maior domínio da equipa.

Nesta toada, acabou até por ser a Roménia a protagonizar a melhor oportunidade da primeira metade, também de contra-ataque, num remate, em arco, de Man, que o guardião luso, Joel Pereira, desviou com grande defesa.

Após o descanso, o selecionador nacional tentou imprimir mais velocidade nas movimentações ofensivas, lançando João Filipe, que se estreou neste patamar, depois de ter sido a figura da equipa sub-19, que se sagrou campeã europeia.

Por alguns momentos, a formação lusa ganhou algum dinamismo, mas ainda antes de hora de jogo, quando estava mais adiantada, acabou por conceder um par de espaços fatais, sofrendo dois golos em oito minutos.

Aos 52, Cicaldau deu sequência a um contra-ataque, com um remate rasteiro, mas bem colocado, que inaugurou o marcador, e aos 59 foi a vez de Ivan se isolar, driblar o guarda-redes, e rematar sem dificuldades para o 2-0.

Portugal ainda tentou contrariar o revés, intensificando a pressão e ‘beneficiando' da expulsão do central romeno Pascanu, aos 70 para ganhar mais algum ascendente.

No entanto, e apesar das entradas de Gil Dias e Diogo Gonçalves, as melhorias na finalização só aconteceram aos 85 minutos, quando João Carvalho, na sequência de um canto, reduziu, de cabeça, para 2-1.

Os romenos tentaram travar a reação lusa com muitas paragens no ritmo de jogo, e aos 90minutos viram a tarefa complicar, com a expulsão do ponta de lança Ivan, também por acumulação de amarelos.

Nos derradeiros dez minutos de compensação, a equipa lusa sufocou o adversário, mas sem o melhor discernimento na finalização, acabando, até, por desperdiçar uma grande penalidade no último ‘suspiro'.

Depois de ter sido derrubado na área, aos 90+9, João Carvalho assumiu a responsabilidade de marcar, mas o remate mereceu grande defesa do guarda-redes romeno, que assim segurou o triunfo para a sua equipa.

Após este desaire, a seleção nacional de sub-21 volta entrar em campo na terça-feira, na deslocação ao País de Gales, no oitavo jogo deste grupo 8 de qualificação para o Europeu da categoria, no próximo ano.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?