loading

Crónica: Portugal vence Escócia por 3-1 em jogo de estreias

A seleção portuguesa de futebol, sem as suas principais figuras, incluindo Cristiano Ronaldo, alcançou hoje um confortável triunfo sobre a Escócia, por 3-1, num jogo particular marcado por várias estreias.

Crónica: Portugal vence Escócia por 3-1 em jogo de estreias

Em Glasgow, o extremo Hélder Costa somou a primeira internacionalização ‘AA’, logo como titular, e fez o primeiro golo da partida, aos 43 minutos. Na segunda parte, o central Pedro Mendes e o guarda-redes Cláudio Ramos foram lançados por Fernando Santos e também vestiram pela primeira vez a camisola das ‘quinas’.

Depois de Éder ter feito o segundo golo de Portugal, aos 74 minutos, o primeiro do avançado depois da final do Euro2016, e Bruma ter aumentado para 3-0, aos 84, concretizando o seu primeiro tento por Portugal, a Escócia reduziu por Naismith, aos 90+3.

Antes do encontro já se sabia que Rui Patrício, Pepe e Bernardo Silva, todos dispensados, assim como Cristiano Ronaldo, não iriam marcar presença em Hampden Park, mas nada faria prever a revolução operada por Fernando Santos.

O selecionador nacional fez, no total, 10 alterações no ‘onze’ titular, com Rúben Dias a ser o único sobrevivente do jogo de quinta-feira, com a Polónia, que Portugal venceu por 3-2, para a Liga das Nações A.

Talvez por isso, a seleção nacional teve um início de partida tremido, com a Escócia a ter mais posse de bola e a ficar perto da vantagem logo aos 15 minutos, num lance em que o guarda-redes Beto, que foi capitão, impediu um autogolo de Sérgio Oliveira.

Só perto da meia hora é que Portugal assustou o guardião Craig Gordon, com Bruma, que era nessa altura o jogador mais irrequieto dos campeões europeus, a falhar por pouco o alvo, com um remate já dentro da área.

Esse lance deu confiança à equipa de Fernando Santos, que passou a ter mais tempo a bola em seu poder e começou a chegar com mais frequência à baliza adversária.

Gordon, com uma boa defesa, ainda impediu Éder de marcar, mas acabou não conseguir evitar o golo de Hélder Costa, aos 43 minutos. Kevin Rodrigues cruzou rasteiro da esquerda e o avançado do Wolverhampton antecipou-se a um defesa escocês e colocou Portugal na frente.

A seleção lusa regressou do intervalo com maior determinação e lançou-se para uma boa exibição durante a segunda parte, dominando o meio campo e chegando com facilidade à frente de ataque.

Mesmo assim, só aos 74 minutos é que Portugal voltou a marcar, por Éder, que nunca mais tinha marcado pela seleção nacional desde a final do Euro2016, frente à França. O avançado respondeu com sucesso a um livre indireto de Renato Sanches, entretanto lançado na partida.

Portugal manteve o domínio do jogo e Bruma assinou o seu primeiro golo com a camisola das ‘quinas’, aos 84 minutos, com um belo remate já dentro da área, depois de tirar, com ‘estilo’, um defesa da frente.

Já perto do final, Fernando Santos lançou Cláudio Ramos, mas a estreia do guarda-redes do Tondela ficou ‘manchada’ pelo golo da Escócia, aos 90+3 minutos, obtido por Naismith. O avançado não deu hipóteses de defesa ao guardião, num lance em que a equipa lusa já estava à espera do apito final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?