loading

Crónica: Benfica soma quarto jogo sem vencer e vê 'oitavos' por um 'canudo'

O Benfica ficou hoje numa posição ainda mais desfavorável para aceder aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao empatar em casa com o Ajax (1-1), em jogo da quarta jornada do Grupo E.

Crónica: Benfica soma quarto jogo sem vencer e vê 'oitavos' por um 'canudo'

Tal como tinha acontecido frente ao Moreirense, Jonas adiantou os ‘encarnados', aos 29 minutos, mas Tadic repôs a igualdade, aos 61, naquele que foi o quarto jogo seguido do Benfica sem vencer, após os desaires com os holandeses (0-1 fora), o Belenenses (0-2 fora) e o conjunto de Moreira (1-3 na Luz).

Contudo, o desfecho poderia ter sido outro para o Benfica, já que, no último lance da partida, aos 90+5 minutos, Onana efetuou uma defesa absolutamente notável e segurou o empate, quando Gabriel já se preparava para festejar. Em Amesterdão, o golo do Ajax também tinha acontecido nos descontos (90+2).

O apito final trouxe mais uma ‘chuva' de assobios, lenços brancos e muita insatisfação por parte dos adeptos ‘encarnados', com a equipa mais longe do apuramento para os ‘oitavos', ao somar quatro pontos, contra 10 do Bayern Munique e oito do Ajax.

Após o desaire caseiro com o Moreirense, Rui Vitória efetuou três alterações no ‘onze', operando as entradas de Gabriel, Salvio e Cervi para os lugares de Pizzi, Rafa e João Félix, mantendo-se Jonas como homem mais adiantado.

Os holandeses foram bastante menos incisivos na frente, comparativamente à partida de Amesterdão, provavelmente tentando jogar com o tempo e o momento titubeante que os ‘encarnados' atravessam. De resto, apresentou-se sem qualquer referência mais fixa na frente, jogando com os versáteis Zyiech, Neres e Tadic.

Grimaldo foi o primeiro a testar a atenção de Onana, que ainda teve de se socorrer de uma defesa de recurso para evitar que Cervi pudesse festejar. Jonas também procurou a sorte de longe e numa investida sobre Onana, que quase entregava de ‘bandeja' o golo ao ‘10' benfiquista.

Não foi à primeira, foi à segunda que o guardião do Ajax ‘borrou a pintura'. Na sequência do lançamento lateral de Salvio, Onana tentou socar a bola, mas falhou por completo, deixando-a à mercê de Jonas, que não enjeitou a ‘oferta' e inaugurou o marcador.

Mesmo sem deslumbrar e com evidentes dificuldades em acertar os tempos de entrada na pressão aos adversários - o que permitia que o Ajax jogasse com alguma facilidade entre linhas -, o Benfica conseguia uma vantagem preciosa.

Ainda assim, as ‘águias' não se livraram de dois ‘sustos' na primeira parte, ambos através de livres do conjunto holandês, que colocaram Vlachodimos à prova. No primeiro, de Ziyech, o guarda-redes afastou o perigo e, no segundo, apontado por Schone, viu Tadic, Van de Beek e Frenkie de Jong falharem a recarga.

Após perder Salvio e Jonas no espaço de sete minutos, ambos devido a lesão, o Benfica foi facilitando a tarefa ao Ajax nos primeiros momentos da etapa complementar e, tal como em Amesterdão, isso teve consequências.

À hora de jogo, Zyiech colocou, com ‘régua e esquadro', a bola nas costas da defensiva ‘encarnada' e Tadic esgueirou-se entre André Almeida e Rúben Dias, antes de concretizar o empate, perante a oposição infrutífera de Vlachodimos.

Os ‘fantasmas' de sexta-feira, perante o Moreirense, começaram a apoderar-se das bancadas e, pior, da própria equipa do Benfica. A formação da Luz cometia erros técnicos em catadupa e via o Ajax ganhar cada vez mais fôlego no ataque à baliza de Vlachodimos.

Apesar de algumas recuperações de bola em zona adiantada, faltava discernimento ao Benfica para definir melhor no último terço, muito embora Gabriel tivesse descoberto Seferovic, a 10 minutos do final, só que o suíço não conseguiu bater Onana.

As ‘águias' bem apelaram ao coração, mais do que à cabeça, na fase final, tentando o golo que lhes desse o triunfo, mas depararam-se com um Onana quase ‘omnipresente', em tempo de compensação. Já depois de ter rechaçado o pontapé de Rafa, o guardião camaronês revelou reflexos apuradíssimos e impediu o golo de Gabriel, no último ‘suspiro'.

Programa da jornada

Terça-feira, 6 de Novembro de 2018
Monaco - Club Brugge, 0 - 4
Crvena Zvezda - Liverpool, 2 - 0
Schalke 04 - Galatasaray, 2 - 0
FC Porto - Lokomotiv, 4 - 1
Napoli - PSG, 1 - 1
Atlético Madrid - Dortmund, 2 - 0
Inter - Barcelona, 1 - 1
Tottenham - PSV, 2 - 1

Quarta-feira, 7 de Novembro de 2018
CSKA - Roma, 1 - 2
Valência - Young Boys, 3 - 1
Lyon - 1899 Hoffenheim, 2 - 2
Man City - Shakhtar, 6 - 0
Bayern München - AEK, 2 - 0
Juventus - Man Utd, 1 - 2
Plzen - Real Madrid, 0 - 5
Benfica - Ajax, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?