loading

Crónica: FC Porto reforça liderança com vitória ‘tranquila’ em Tondela

O FC Porto aumentou provisoriamente para quatro pontos a vantagem sobre o Benfica na liderança do campeonato, ao vencer o Tondela, por 3-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Crónica: FC Porto reforça liderança com vitória ‘tranquila’ em Tondela

Uma semana antes de receber o Benfica no Estádio do Dragão, o FC Porto procurou desde o primeiro minuto afirmar o favoritismo na casa do Tondela, 11.º classificado. Golos de Pepe, Óliver e Herrera asseguraram ao Porto a manutenção da liderança.

Sem Danilo, Marega e Aboubakar e com Brahimi no banco de suplentes (esteve em dúvida face a uma entorse), os ‘dragões’ começaram bem o jogo, criando logo um momento de perigo aos dois minutos, com o guarda-redes beirão Cláudio Ramos a fazer uma grande defesa após cabeceamento de Adrián López. Pepe ainda tentou o golo, na recarga, mas cabeceou para fora.

Aos 11 minutos, a superioridade do FC Porto traduziu-se em golo. Na sequência de um livre, a defesa do Tondela não conseguiu aliviar e, no meio da confusão, Pepe aproveitou e rematou rasteiro para o fundo das redes.

Até perto da meia hora de jogo, o Tondela não conseguia passar do meio-campo, face à pressão alta da equipa visitante que empurrava o conjunto comandado por Pepa para o último terço do campo.

Já perto do final da primeira parte, o Tondela ganhou alguma desenvoltura e, por duas vezes, aproximou-se da baliza defendida por Casillas, com investidas de Xavier e de Tomané, respetivamente o melhor assistente (6) e o melhor marcador (8) da equipa do distrito de Viseu.

Antes de ser dada por concluída a primeira parte, uma desatenção da defesa do Tondela podia ter criado o segundo do FC Porto, com Fernando Andrade a aparecer sozinho à frente do guarda-redes, mas o remate em jeito e sem força foi facilmente defendido por Cláudio Ramos.

O Tondela começou a segunda parte com mais iniciativa e com vontade de disputar a partida, mas, aos 52 minutos, o FC Porto marcou o 2-0. Óliver Torres aproveitou um alívio da defesa do Tondela para fora da área e, num remate de primeira e com força, ampliou a vantagem, quase um ano depois do seu último golo no campeonato.

Com a desvantagem de dois, o Tondela voltava a não conseguir sair do seu meio-campo e o FC Porto procurava o terceiro tento.

Depois de algumas oportunidades desperdiçadas pela equipa liderada por Sérgio Conceição, foi o Tondela que poderia ter marcado, aos 64 minutos, num lance confuso, em que Ricardo Costa, na grande área, não conseguiu chegar à bola e desviá-la para a baliza.

Dez minutos depois, o FC Porto ampliou a vantagem para 3-0.

Após um cruzamento de Maxi Pereira, a defesa do Tondela conseguiu desviar, no primeiro poste, mas Brahimi, que tinha entrado poucos minutos antes, recebeu a bola desviada para o segundo poste e libertou para o toque certeiro de Hector Herrera.

Com este resultado, o FC Porto leva 16 jogos consecutivos sem perder para o campeonato.

Programa da jornada

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019
Sp. Braga - BSAD, 0 - 2
Tondela - FC Porto, 0 - 3

Sábado, 23 de Fevereiro de 2019
Feirense - Moreirense, 1 - 3
Portimonense - Desp. Aves, 1 - 1
V. Setúbal - V. Guimarães, 1 - 1

Domingo, 24 de Fevereiro de 2019
Santa Clara - Nacional, 2 - 0
Boavista - Rio Ave, 1 - 0

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019
Marítimo - Sporting, 0 - 0
Benfica - Desp. Chaves, 4 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?