loading

Taça da Liga: Sporting vence Rio-Ave ao cair do pano

O Sporting, que se tinha estreado com um triunfo caseiro por 3-0 sobre o Marítimo, somou o segundo triunfo, ao vencer no reduto do Rio Ave por 1-0, graças a um golo do montenegrino Vukcevic, em alegada posição de fora-de-jogo.

Taça da Liga: Sporting vence Rio-Ave ao cair do pano

Na primeira jornada desta prova, o Sporting recebeu e bateu o Marítimo por 3-0 e o Rio Ave perdeu fora com o Paços de Ferreira (2-1), pelo que os ''leões'' estão muito bem encaminhados para ganhar o grupo.

O Sporting apresentou-se nesta partida em Vila do Conde sem Rui Patrício, Rochemback, Liedson e Yannick Djaló, por opção de Rui Bento, ao passo que o Rio Ave alinhou praticamente na sua máxima força, com uma linha média composta por cinco unidades e Ronaldo sozinho no ataque.

As duas equipas já se tinham defrontado para a Liga, a 1 de Novembro, neste mesmo estádio e também com arbitragem de Jorge Sousa, num jogo que os “leões venceram por 1-0, golo marcado por Liedson.

Um atraso de bola de Tarantini aos 15 minutos, que obrigou Paiva a uma intervenção de emergência, criou a primeira sensação de perigo de um encontro até aí disputado em ritmo baixo e sob algum frio e muito vento.

Com o Rio Ave em dificuldades para atacar de forma organizada, o Sporting construiu um bom lance que João Moutinho finalizou com um remate que saiu um pouco por cima da baliza de Paiva.

Só aos 34 minutos é que o Rio Ave deu um ar da sua graça, quando Tarantini cabeceou ao lado da baliza sportinguista um cruzamento de Miguel Lopes, um defesa direito que foi talvez o melhor atacante da equipa de Vila do Conde.

À medida que a primeira parte caminhou para o fim, o Sporting melhorou o seu desempenho e Hélder Postiga surgiu isolado na área vilacondense, numa jogada que Rogério Matias anulou em esforço, cedendo canto.

O nulo manteve-se até ao intervalo, castigando duas equipas que arriscaram pouco, sobretudo o Rio Ave, muito fechado e com as suas linhas muito juntas, para dificultar as movimentações leoninas.

Sempre que o Sporting acelerou, o Rio Ave, apesar das suas cautelas defensivas, sentiu algumas dificuldades.

Aos 58 minutos, Paulo Bento fez a primeira substituição, fazendo entrar Vukcevic para o lugar de Tiuí, aproveitando o facto deste atacante brasileiro se ter lesionado e estar a ser assistido fora o relvado.

No Rio Ave, Carlos Brito tirou Ronaldo, que trabalhou muito mas produziu pouco, e Livramento, cansado, pôs nos seus lugares Chidi e Niquinha.

Com Vukcevic, e mais tarde, Izmailov em campo, o encontro subiu de velocidade e Postiga podia ter marcado após um bom passe do montenegrino, mas o avançado rematou para fora.

Pouco depois, Vítor Gomes, recém-entrado para o lugar do lesionado Miguel Lopes, evitou um golo que parecia certo e que o Sporting começou então a procurar com mais intensidade.

O Sporting acentuou a sua pressão nos últimos minutos, impulsionado por Vukcevic e Izmailov, enquanto que o Rio Ave defendeu como pôde e contra-atacou uma vez ou outra, mas sem incomodar verdadeiramente Tiago.

Finalmente, aos 88 minutos Vukcevic deu a vitória aos leões, marcando um golo que ele e poucos mais na sua equipa fizeram por merecer, muito embora estivesse claramente em posição fora-de-jogo.

O montenegrino, sem ninguém por perto, só teve que fazer uma emenda à boca da baliza, após a bola rematada por Postiga ter ido ao poste.

O Sporting manteve-se assim invicto a nível interno, o que já acontece desde 15 de Novembro, quando perdeu com o Leixões em casa, e o seu pior resultado até agora foi o empate caseiro com a Académica (0-0), a 20 de Dezembro.

Já nos descontos, Tiago fez a defesa da noite desviando para canto um livre de Rogério Matias.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?