loading

Liga Sagres: Três ”grandes” com deslocações de alto-risco

O líder Benfica, o Sporting, segundo, e o FC Porto, terceiro, encerram este fim-de-semana com deslocações de alto-risco a primeira volta da Liga portuguesa de futebol (15ª jornada), que ainda pode fechar com o Leixões na frente.

Liga Sagres: Três ”grandes” com deslocações de alto-risco

A formação “encarnada” (29 pontos), que depende de si própria para virar para a segunda volta na frente pela primeira vez desde 1993/94, defronta o Belenenses, 12º colocado, enquanto as seis equipas colocadas imediatamente abaixo jogam entre si.

O Sporting (segundo, também com 29 pontos) vai à Madeira, defrontar o Nacional (quinto, 24), o FC Porto (terceiro, 28) faz uma curta viagem até Braga (sexto, 23), enquanto o Leixões (quarto, 26) também voa até ao Funchal, para se bater com o Marítimo (sétimo, 22).

A jornada poderá por isso provocar alterações no topo da classificação, na qual os três primeiros estão separados por apenas um ponto e os quatro da frente por escassos três.

O Benfica defronta sexta-feira no Restelo o Belenenses, seis dias depois de ter vencido os “azuis” no Estádio da Luz, para a Taça da Liga, por 1-0. Em caso de vitória, os “encarnados” dobram a primeira metade do campeonato no primeiro lugar.

Um dia depois, o Sporting desloca-se à Choupana, sendo que, se os “encarnados” não tiverem ganho, podem fazê-lo com a perspectiva de virar na frente, pela primeira vez desde 2001/2002.

Na última ronda, os “leões” somaram uma vitória caseira (2-0) frente ao Marítimo, enquanto o Nacional foi a Paços de Ferreira vencer por 3-2, mas, depois disso, na Taça da Liga, o Sporting goleou na recepção aos pacenses (5-1) e os insulares caíram em Setúbal (1-0).

O FC Porto é o último dos três primeiros a entrar em campo (sábado, em Braga) e regressa ao campeonato após um frustrante “nulo” na recepção ao Trofense, enquanto o Sporting de Braga ainda digere a derrota na Luz (1-0), num jogo em que os erros de arbitragem, que o prejudicaram, continuam, duas semanas depois, a gerar polémica.

Caso os dois “grandes” de Lisboa não ganhem, os “dragões” podem virar à frente... pela sétima vez consecutiva.

É preciso recuar a 2001/2002 para encontrar outro “campeão de Inverno”, no caso o Sporting, de Jardel, que em 17 rondas somava 36 pontos, contra 33 do Boavista, 32 do FC Porto e 30 da União de Leiria, de José Mourinho. O Benfica, de Jesualdo Ferreira, era quinto, com 29.

Já o Leixões, a equipa sensação da prova, mesmo somando já cinco encontros consecutivos sem ganhar (quatro empates e uma derrota), abre a ronda nos Barreiros, frente ao Marítimo, com a possibilidade, ainda que muito difícil, de voltar à liderança.

No caso de vencer, de o FC Porto empatar e de o Benfica e o Sporting perderem, a primeira volta terminaria, de forma inédita, com quatro equipas igualadas na liderança... e o “onze” de José Mota na frente (1-0 em Alvalade, 3-2 no Dragão e 1-1 com o Benfica).

A ronda 15 contempla ainda, sábado, a estreia de Carlos Cardoso na presente edição da Liga, na recepção do Vitória de Setúbal (cinco jogos sem ganhar) à Naval, e igualmente o regresso de Carlos Brito ao comando do Rio Ave no campeonato, na Amadora.

A primeira volta do campeonato fecha domingo, com a recepção do Trofense ao Paços de Ferreira (16:00) e da Académica ao Vitória de Guimarães, este último a partir das 18:30.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?