loading

I Liga (balanço): Benfica fez segunda volta desastrada com Lage

O Benfica perdeu a edição 2019/20 da I Liga portuguesa de futebol ao realizar uma das piores segundas voltas da sua história, com apenas 29 pontos somados, 13 já com Bruno Veríssimo ao comando.

I Liga (balanço): Benfica fez segunda volta desastrada com Lage

Depois de somar 16 vitórias – mais um empate - em 17 jogos na segunda volta da época passada e de somar outras 16 – com uma derrota – na primeira volta da presente temporada, a equipa comandada por Bruno Lage ‘despistou-se’.

Os ‘encarnados’ ainda abriram a segunda volta com dois triunfos, mas, depois, com início num 2-3 no Dragão, num jogo em que vencendo ficavam com 10 pontos à maior sobre o FC Porto, só venceram dois dos 10 jogos seguintes.

Após o desaire face aos novos campeões, o Benfica perdeu em casa com o Sporting de Braga (0-1) e, após ganhar por 1-0 em Barcelos, colecionou quatro empates consecutivos, dois deles antes da interrupção provocada pela pandemia de covid-19.

Mesmo com quatro penáltis a favor, dois em cada jogo, o Benfica empatou 1-1 com Moreirense e em Setúbal, para, na retoma, quase três meses depois, ficar-se por um ‘nulo’ receção ao Tondela e por um 2-2 em Portimão, onde vencia ao intervalo por 2-0.

Contra um Rio Ave reduzido a nove, o Benfica ainda ganhou em Vila do Conde (2-1), mas não deu sequência a esse resultado, ao perder e casa com o Santa Clara (3-4) e no reduto com o Marítimo (0-2), com Lage ainda a pensar que podia dar a volta à situação.

O discurso calmo e virado para o jogo seguinte do técnico contrastava, porém, com exibições e resultados ‘medonhos’ e, após o ‘desastre’ do Funchal, Lage saiu mesmo, cedeu o lugar a Nelson Veríssimo, que ainda salvou os ‘móveis’.

Em cinco encontros, o ex-adjunto de Lage somou quatro triunfos, tantos quantos os conseguidos na segunda volta pelo ‘herói’ da ‘reconquista’ de 2018/19, mas em 12 jogos.

No total, os 29 pontos conquistados fazem desta a quarta pior segunda volta na ‘era’ três pontos (desde 1995/96), apenas melhor do que as de 2000/01 (23 pontos), rumo ao sexto lugar, 1996/97 (25) e 2007/08 (27), nesta última, a 30 jornadas, juntando as duas últimas rondas da primeira metade.

Na classificação da segunda volta de 2019/20, o Benfica seria apenas quinto, com menos 12 pontos do que o FC Porto e também atrás de Sporting de Braga (33 pontos), Sporting (31) e Rio Ave (30).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?