loading

Taça de Portugal: Jesus em vantagem nos duelos com Carvalhal

Jorge Jesus, treinador do Benfica, tem vantagem sobre Carlos Carvalhal, líder do Sporting de Braga, no total dos 11 confrontos futebolísticos entre ambos e em vésperas da primeira final, da Taça de Portugal.

Taça de Portugal: Jesus em vantagem nos duelos com Carvalhal

Jesus soma cinco vitórias, contra apenas duas de Carvalhal, num duelo ainda com quatro empates e que teve o primeiro ‘capítulo’ em 2006/07.

Na prova ‘rainha’, trata-se do primeiro encontro, mas, a eliminar, é já o terceiro, depois de dois na Taça da Liga, o mais recente na presente temporada, nas meias-finais, com o Sporting de Braga a vencer o Benfica por 2-1, em Leiria.

Em 20 de janeiro, Abel Ruiz, aos 28 minutos, e Tormena, aos 59, selaram o apuramento dos ‘arsenalistas’, enquanto Pizzi, de grande penalidade, aos 45, marcou o tento dos ‘encarnados’, que se apresentaram com muitas baixas, culpa da covid-19.

No outro encontro a eliminar, também nas meias-finais da Taça da Liga, mas de 2009/10, a história foi bem diferente, com o Benfica, de Jesus, a golear fora o Sporting, de Carvalhal, por 4-1, num embate marcado pela precoce expulsão de João Pereira.

O jogador que esta época regressou ao Sporting, e que já tinha representado o Benfica, viu o cartão vermelho direto logo aos sete minutos, após uma entrada a ‘matar’ sobre Ramires.

David Luiz, aos sete minutos, o próprio Ramires, aos 30, Luisão, aos 67, e Óscar Cardozo, aos 90+4, selaram o apuramento do Benfica, que na final bateria o FC Porto por 3-0, enquanto o Liedson marcou para os ‘leões’, aos 37.

Com um triunfo para cada lado, o balanço em jogos a eliminar é ‘nulo’, mas, no campeonato, a vantagem é clara de Jorge Jesus, que soma quatro triunfos, contra apenas um de Carvalhal, conseguido já esta temporada, na primeira volta.

Em 08 de novembro de 2020, os ‘arsenalistas’ deram ‘festival’ na Luz e chegaram a 0-3, com um golo de Iuri Medeiros na primeira parte, aos 38 minutos, e dois de Francisco Moura na segunda, o primeiro aos 50 e o segundo aos 63.

Os ‘encarnados’ ainda reduziram para a margem mínima, graças a um ‘bis’ do suplente Seferovic (68 e 86 minutos), e ‘ameaçaram’ mesmo o empate, mas os comandados de Carlos Carvalhal resistiram e conquistaram os três pontos.

Nos outros jogos para a I Liga, o atual treinador do Benfica não sofreu qualquer desaire e triunfou em quatro ocasiões, a primeira no confronto inaugural, em 2006/07, com Carlos Carvalhal ao comando do Beira-Mar e Jorge Jesus a liderar o Belenenses.

Em 02 de dezembro de 2006, no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, José Pedro e Dady ‘escreveram’, na primeira parte, o triunfo os ‘azuis’ (2-1), enquanto Jorge Leitão marcou para os aveirenses, que sofreram o terceiro desaire em três jogos com Carvalhal.

Em 2007/08, Carvalhal transitou para o Vitória de Setúbal, que, à 12.ª ronda, empatou 1-1 com o conjunto do Restelo, que esteve a vencer, com um golo de Weldon, mas foi traído por um autogolo de Rúben Amorim, atual treinador do Sporting.

Na segunda volta, o atual técnico do Benfica logrou, porém, a ‘vingança’, já que o Belenenses goleou em casa os sadinos por 5-0, ‘roubando-lhes’ o quinto lugar, com ‘bis’ de Weldon e João Paulo e um penálti de José Pedro.

Em 2008/09, com Jesus no Sporting de Braga e Carvalhal no Marítimo, registou-se um empate a um golo na ‘pedreira’, num jogo decidido por dois penáltis – Luís Aguiar adiantou os locais, aos 35 minutos, e Bruno restabeleceu o empate, aos 42.

Na temporada seguinte, os dois técnicos defrontaram-se em outras três ocasiões, a primeira ainda com Carlos Carvalhal ao comando do Marítimo.

Na Luz, em encontro da primeira jornada do campeonato, o Benfica, muito reforçado e com Jorge Jesus em estreia, ‘massacrou’ os insulares, mas só logrou empatar, e com um golo aos 86 minutos, de Weldon, após um penálti de Alonso, aos 25.

Mais de três meses depois, no segundo jogo de Carvalhal pelo Sporting, e primeiro na I Liga, registou-se um empate a zero em Alvalade, em embate da 11.ª jornada.

Já na parte final da época, em 13 de abril de 2010, na Luz, o Benfica superou o Sporting por 2-0, com tentos de Cardozo e do argentino Aimar. Ficou, então, a somar 67 pontos, no primeiro lugar, contra 41 do Sporting, quarto.

O reencontro no campeonato deu-se esta época, com Carvalhal a vencer na Luz e Jesus a responder na ‘pedreira’, onde, em 21 de março, ganhou por 2-0, com tentos de Rafa e Seferovic, ambos depois da expulsão do bracarense Fransérgio, aos 39 minutos.

No domingo, Jorge Jesus e Carlos Carvalhal defrontam-se pela 12.ª vez, na final da edição 2020/21 da Taça de Portugal em futebol, marcada para as 20:30, no Estádio Cidade de Coimbra, à porta fechada, devido à pandemia da covid-19.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?