loading

LCE: Paços de Ferreira e Santa Clara tentam a fase de grupos

Paços de Ferreira e Santa Clara podem na quinta-feira dar um passo importante rumo à fase de grupos da primeira edição da Liga Conferência Europa de futebol, embora os ‘castores’ tenha uma missão bem mais complicada que os açorianos.

LCE: Paços de Ferreira e Santa Clara tentam a fase de grupos

Na sua quinta ‘aventura’ europeia, no ‘play-off’, o Paços de Ferreira vai ter pela frente o ‘tubarão’ Tottenham, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, enquanto o Santa Clara, apesar dos recentes problemas com a covid-19, parece ter mais possibilidades frente aos sérvios do Partizan Belgrado.

Os açorianos estão a viver pela primeira vez as provas europeias e até agora levam um registo totalmente vitorioso, embora perante adversários acessíveis, e o Paços de Ferreira espera repetir o feito de 2013/14, quando marcou presença da fase de grupos da Liga Europa.

Nessa campanha, dividida entre os técnicos Costinha e Henrique Calisto, os ‘castores’ não venceram qualquer encontro, mas alcançaram um surpreendente empate na receção à Fiorentina (0-0) e duas igualdades nos duelos com os romenos do Pandurii (1-1 e 0-0).

Contudo, desta vez, as hipóteses de o Paços de Ferreira voltar a uma fase de grupos parecem ser bem mais diminutas, tal a diferença entre o emblema português e o Tottenham, clube que, por exemplo, foi finalista da Liga dos Campeões em 2018/19.

Os londrinos, que, esta temporada, contam com Nuno Espírito Santo no comando, está a passar por uma fase ainda indefinida da época, devido à possível saída e até conflito com o avançado Harry Kane, a grande ‘estrela’ da equipa, mas logo no arranque da Premier League os ‘spurs’ bateram em casa o campeão Manchester City, por 1-0.

A equipa de Jorge Simão, que está a viver a sua segunda passagem pelo clube, recebe na primeira mão os ‘spurs’ na Mata Real e vai tentar alcançar um resultado que depois permita manter algumas esperanças para o segundo jogo, na difícil deslocação a Londres.

Na terceira pré-eliminatória, o quinto classificado da última edição da I Liga portuguesa deixou pelo caminho o Larne, da Irlanda do Norte, com um triunfo por 4-0 em casa e um desaire por 1-0 fora.

Mais equilibrada promete ser a eliminatória entre Santa Clara e Partizan Belgrado, embora os sérvios estejam a ter um excelente arranque de temporada, com vitórias nas quatro primeiras jornadas do campeonato local e com um registo de 14 golos marcados e apenas um sofrido.

Para chegar ao ‘play-off’, o vice-campeão sérvio ultrapassou o FC DAC, da Eslováquia, com um total de 3-0 nos dois jogos, e os russos do Sochi, numa eliminatória decidida nas grandes penalidades (4-2), após o 3-3 registado.

O Partizan conta com algumas figuras que passaram pelo futebol português, como avançado cabo-verdiano Ricardo Gomes (Vizela, Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira), o extremo Lazar Markovic (Benfica e Sporting) e o veterano guarda-redes Vladimir Stojkovic (Sporting) e o defesa Aleksandar Milijkovic (Sporting de Braga).

Mesmo assim, o Santa Clara, que joga o primeiro jogo em São Miguel, parece ter argumentos para lutar pela eliminatória, apesar dos recentes problemas com a covid-19, com o aparecimento de casos positivos no plantel.

Em quatro jogos nas pré-eliminatória, a equipa de Daniel Ramos registou só triunfos e não sofreu qualquer golo, nos embates com o Shkupi, da Macedónia do Norte (5-0 no total), e com os eslovenos do Olimpija Ljubljana (3-0).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?