loading

Crónica: Sporting de Braga sem arte nem engenho para vencer Estrela Vermelha

Um Sporting de Braga pouco ousado empatou hoje 1-1 com o Estrela Vermelha, na última jornada do Grupo F da Liga Europa de futebol, e vai ter de disputar os ‘play-offs’ de acesso aos oitavos de final.

Crónica: Sporting de Braga sem arte nem engenho para vencer Estrela Vermelha

Os minhotos perderam para o Estrela Vermelha a liderança nas duas últimas jornadas, com a derrota na Dinamarca (3-2, com o Midtjylland) e o empate de hoje, e o apuramento direto para os oitavos de final que o primeiro lugar garantia, indo agora disputar os ‘play-offs’ contra uma equipa que ‘desceu’ da Liga dos Campeões.

Num jogo cujos golos foram de grande penalidade, os minhotos adiantaram-se no marcador por Galeno, aos 52 minutos, tendo Katai empatado aos 70.

A equipa portuguesa tinha de ganhar para se apurar diretamente, mas só na parte final é que arriscou verdadeiramente – já com pouco discernimento - e foi tarde de mais.

Recuperados de lesões, Al Musrati e Galeno foram as novidades no ‘onze’ minhoto. Na véspera, Carlos Carvalhal tinha referido que a equipa iria ter cautelas para não se desequilibrar e a verdade é que o traço dominante da primeira parte foram duas equipas a não arriscarem em demasia.

Ainda assim, houve situações de perigo em ambas as balizas, com as primeiras a pertencerem aos da casa: Iuri Medeiros tirou um adversário do caminho e rematou com muito perigo (04) e Ricardo Horta rematou para boa defesa do guardião contrário (11).

Pouco depois, um grande remate de Kanga de fora da área obrigou Matheus a uma defesa ainda melhor (13).

Dez minutos depois, foi a vez de Iuri Medeiros, no ‘coração’ da área, rematar enrolado e à figura de Borjan.

Galeno, ao seu jeito, ‘assustou’ o último reduto por duas vezes, mas foi de bola parada que o extremo brasileiro marcaria, no início da segunda parte.

Após um canto cobrado por Iuri Medeiros, Gobeljic jogou a bola com o braço, grande penalidade a favor dos minhotos cobrada com eficácia (52).

Foi o sexto golo de Galeno, melhor marcador da Liga Europa, e que representa metade dos tentos marcados pelo Sporting de Braga nesta prova, esta temporada.

Galeno saiu aos 65 minutos (entrou Moura) e, já depois de uma tripla substituição no Estrela Vermelha, o árbitro assinalou grande penalidade por uma falta (escusada) de Diogo Leite sobre sobre Pankov – Katai atirou para o meio e empatou a partida (70).

Carlos Carvalhal ‘refrescou’ a equipa e alargou o ataque com Piazon, Abel Ruiz e Mario González (saiu Iuri Medeiros e Vítor Oliveira), mas seria o defesa central Raul Silva a ter na cabeça a melhor ocasião para marcar, já nos descontos (90+2), mas o guardião contrário impediu-o com uma excelente defesa.

O Sporting de Braga empurrou os sérvios para a sua área e, com outro discernimento, podia ter criado mais perigo, mas os sérvios defenderam-se bem e a frescura física e mental já não eram as mesmas.

Nas bancadas, a atenção estava na Bulgária porque se os dinamarqueses do Midtjylland marcassem ao Ludogorets, os minhotos saíam da Europa, mas o empate, também aí, manteve-se até ao fim.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?