loading

Crónica: ‘Bomba’ de Vitinha desbloqueia vitória em Arouca, a 16.ª consecutiva do FC Porto

O FC Porto venceu hoje no terreno do Arouca por 2-0, na 21.ª jornada da I Liga portuguesa, apontando num espaço de três os dois golos que permitiram igualar o recorde do clube de 16 vitórias seguidas.

Crónica: ‘Bomba’ de Vitinha desbloqueia vitória em Arouca, a 16.ª consecutiva do FC Porto

Vitinha, aos 54 minutos, e Mbemba, aos 57, apontaram os tentos dos ‘dragões’ que permitiram Sérgio Conceição igualar a marca conquistada por André Villas Boas, na temporada 2010/11, perante um ‘aflito’ Arouca, num encontro marcado ainda pela lesão aparatosa de Diogo Costa.

Pepe, de regresso após dois meses, e Zaidu renderam Fábio Cardoso e Wendell no ‘onze’ dos ‘dragões’, enquanto o capitão Thales rendeu Tiago Esgaio na formação inicial de Armando Evangelista para enfrentar o líder do campeonato.

Numa primeira parte combativa e dividida, o FC Porto tentava chegar à área contrária com vários elementos e os anfitriões exploravam as transições rápidas e as costas da defensiva portista.

Os primeiros lances de perigo vieram em tentativas de longa distância, a primeira de Bukia que tentou surpreender Diogo Costa e, pouco depois, Fábio Vieira apanhou a bola a ‘pingar’ e atirou de primeira muito perto do poste da baliza arouquense, com Victor Braga batido.

Os ‘azuis e brancos’ até fizeram abanar as redes numa jogada pelo flanco esquerdo, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Zaidu que serviu Evanilson, e pouco depois foi Thales a evitar o golo do avançado brasileiro depois de uma grande jogada de Otávio pela linha final.

À passagem da meia hora, David Simão lesionou-se e foi rendido por Leandro Silva, numa altura em que o Arouca crescia na partida, embora tenha pertencido aos ‘dragões’ a última oportunidade da primeira parte, com Fábio Vieira a desperdiçar um bom cruzamento de Zaidu.

A palestra de Sérgio Conceição ao intervalo surtiu efeito, já que os ‘dragões’ entraram com a corda toda e marcaram por duas vezes em três minutos, Vítor Ferreira abriu as hostes com uma ‘bomba’ do meio da rua, permitindo ao técnico gerir e estrear Galeno, juntamente com as entradas de João Mário e Taremi, rendendo Pepê, Grujic e Bruno Costa, que estava em risco de falhar a receção ao campeão Sporting.

Logo a seguir, num livre ainda longe da área, Fábio Vieira tirou a régua e o esquadro e levantou de forma exímia ao segundo poste, onde Mbemba entrou de rompante e cabeceou para o fundo das redes.

Por outro lado, o timoneiro do Arouca promoveu as estreias de Galovic e Bruno Marques, procurando relançar a esperança dos arouquenses numa altura em que o FC Porto somava ocasiões, maioritariamente desperdiçadas por Taremi, havendo ainda espaço para o primeiro jogo de Eustáquio pelos portistas.

A 10 minutos do fim, um momento arrepiante com a queda aparatosa do ‘guardião’ Diogo Costa, que teve de sair com um colar cervical sob os aplausos do estádio, permitindo a Marchesín somar os primeiros minutos na Liga.

Com este resultado, os 'dragões' aumentam provisoriamente a distância na liderança do campeonato com 59 pontos - - nove de vantagem sobre o Sporting, próximo adversário - enquanto formação arouquense mantém-se no 15.º lugar, com 18 pontos, a um ponto da zona de descida.

Programa da jornada

Sábado, 5 de Fevereiro de 2022
Marítimo - Estoril, 0 - 0
Paços Ferreira - Portimonense, 1 - 1
V. Guimarães - Sp. Braga, 2 - 1

Domingo, 6 de Fevereiro de 2022
Gil Vicente - Santa Clara, 2 - 2
Boavista - Vizela, 2 - 2
Arouca - FC Porto, 0 - 2
Sporting - Famalicão, 2 - 0

Segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2022
Tondela - Benfica, 1 - 3
Moreirense - BSAD, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?