loading

II Liga: Académica vence na Amadora e abandona o último lugar

A Académica venceu hoje na visita ao Estrela da Amadora, por 3-1, em jogo da 21.ª jornada, e fugiu ao último lugar da II Liga portuguesa de futebol.

II Liga: Académica vence na Amadora e abandona o último lugar

No Estádio José Gomes, a partida iniciou-se, desde logo, movimentada, com o atacante João Carlos a ser admoestado com pouco mais de 10 segundos de jogo e, aos cinco minutos, a isolar-se para ser derrubado na grande área pelo guarda-redes Nuno Hidalgo.

Chamado à cobrança do castigo máximo, o avançado da Académica atirou ao lado, desperdiçando assim uma soberana oportunidade para que os ‘estudantes’ se adiantassem no marcador logo no período inicial.

O Estrela assumiu uma maior iniciativa no quarto de hora que se seguiu, mas ficou-se por duas incursões sem perigo para a baliza da Académica, que se revelou bem mais eficiente quando, aos 22, afastou a pressão adversária e abriu o marcador numa transição iniciada na esquerda e que passou pelo eixo, no qual João Carlos serviu de ‘pivot’ e libertou Fatai, que entrou na área estrelista pela direita e atirou cruzado para o 0-1.

O golo visitante retirou ímpeto ao Estrela e, em sentido contrário, trouxe confiança à ‘Briosa’, que, aos 33 minutos, quase voltou a marcar através de um cabeceamento ao segundo poste de Justiniano. Não o fez e na área contrária surgiu o golo dos locais, com a coxa de João Diogo a servir de tabela para que o remate de Paulinho resultasse no tento da igualdade, aos 36.

Porém, a Académica restabeleceria a vantagem menos de dois minutos depois, através de um momento de inspiração de Traquina, que recuperou a bola na pressão sobre Afonso Figueiredo e, num gesto técnico que já havia realizado na época transata e que valeu na altura um triunfo no Estoril, colocou um chapéu ainda a partir de fora da área, alcançando um golo muito celebrado no banco academista.

Após o reatamento, nova precipitação voltou a criar problemas ao conjunto da casa: Afonso Figueiredo falhou a tentativa de controlar a bola, permitindo a recuperação de Fatai, que ganhou em velocidade e obrigou o defensor a provocar penálti. Depois de ter falhado um castigo máximo no período inicial, desta feita João Carlos não vacilou, aos 56.

Perante uma complicada situação de desvantagem de dois golos, o Estrela correu riscos, esgotando as substituições aos 67 minutos, mas não conseguia obter efeitos práticos.

Ao invés, foi a Académica quem dispôs de três boas situações para aumentar os números: Traquina esteve perto de ‘bisar’ aos 70, não fosse a intervenção de Hidalgo, e Reko desperdiçou duas soberanas oportunidades, a primeira sobre a linha de golo, aos 84, e a segunda num potente remate que embateu com estrondo no travessão, aos 90+1.

O triunfo alcançado na Reboleira – o terceiro na presente edição da II Liga – permitiu ao conjunto de Coimbra deixar a última posição (14 pontos), por troca com o Varzim (13 pontos), que no sábado não havia ido além do empate em Mafra. Já o Estrela viu-se ultrapassado por FC Porto B e Penafiel e ocupa a nona posição, com 29 pontos conquistados.

Programa da jornada

Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2022
Benfica B - Casa Pia, 1 - 1

Sábado, 5 de Fevereiro de 2022
Ac. Viseu - Desp. Chaves, 0 - 2

Domingo, 6 de Fevereiro de 2022
Leixões - Rio Ave, 2 - 2
Vilafranquense - Mafra, 2 - 0

Segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2022
FC Porto B - Sp. Covilhã, 3 - 1
Penafiel - Trofense, 1 - 0

Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2022
Varzim - Nacional, 0 - 0
Feirense - Farense, 4 - 1
CF Estrela Amadora - Académica, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?