loading

Andebol : Portugal vence Eslováquia e convence na corrida ao Europeu feminino

A seleção portuguesa de andebol alcançou hoje a primeira vitória no Grupo 5 de qualificação para o Europeu feminino de 2022, ao derrotar a poderosa Eslováquia, por 24-21, em jogo disputado no Multiusos de Paredes.

Andebol : Portugal vence Eslováquia e convence na corrida ao Europeu feminino

O combinado luso foi mais consistente ao longo de todo o jogo, aliando agressividade defensiva a um ataque rápido, mas também em organização, justificando um triunfo que deixa a equipa no terceiro lugar, atrás das favoritas Hungria e Espanha, em zona de qualificação.

As duas equipas entraram em campo com um t-shirt a pedir paz, juntando-se ainda para uma foto conjunta ao lado da bandeira da Ucrânia, mas as ‘tréguas’ ficaram-se por aqui, com Portugal a entrar melhor e a ganhar vantagem, em remate de Bebiana Sabino.

As eslovacas reagiram e, em duas ações de ataque, lograram dois golos e a única vantagem no marcador, numa primeira parte dominada pelas portuguesas.

Na antevisão, o selecionador José António Silva advertira para a vantagem física do adversário, mais forte no peso e altura, mas as suas jogadoras mostraram que estiveram atentas à preleção e foram consistentes, sobretudo na defesa, conseguindo anular por completo a forte pivô Trúnková.

A Eslováquia também sentia dificuldades nas penetrações pelas pontas, muito por culpa da guarda-redes Jéssica Ferreira, sempre muito segura e decisiva, até nos livres de sete metros (defendeu um em duas tentativas falhadas pelas eslovacas), vivendo muito da inspiração de Adriana Holejová, melhor marcadora no encontro, com seis tentos.

Portugal defendia bem, com agressividade positiva, e também mostrava consistência a atacar, conseguindo fazer um jogo rápido na saída para o ataque, como também pedia o selecionador, alcançando vários golos e uma vantagem que chegou a ser de cinco golos.

A segunda parte acentuou a superioridade lusa, com a guarda-redes Jéssica Ferreira a ser ainda mais decisiva, com sete defesas em penetrações das eslovacas, assim como no lançamento de contra-ataques.

Esta conjugação, aliada a uma cuidada gestão do resultado, funcionou em pleno, com Portugal a lograr uma vantagem máxima de sete golos, para a qual contou com o forte contributo das jogadoras lançadas do ‘banco’, num total de nove tentos, que foi diminuindo nos instantes finais do encontro, sem com isso fazer perigar a vitória lusa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?