loading

EPFL: Plantéis com limite de 25 jogadores

Os plantéis de 30 ligas profissionais de futebol, incluindo a Liga portuguesa, vão ser limitados a 25 jogadores, com exceção para atletas sub-21, apurou hoje a Agência Lusa.

Emanuel Macedo de Medeiros, diretor geral executivo da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL), revelou hoje à Agência Lusa as principais conclusões da Assembleia Geral (AG) do organismo que dirige e anunciou esta decisão, que pretende proteger os jogadores ''jovens e formados localmente''.

''A medida pretende beneficiar os clubes formadores, com uma aposta em jogadores jovens. Até 2012/13, todas as ligas terão de implementar esta medida'', adiantou Emanuel Macedo de Medeiros, revelando igualmente a entrada das Ligas turca e sérvia na EPFL, num total, agora, de mais de 1000 clubes profissionais.

Desta forma, até 2012/13, todos os plantéis poderão apenas inscrever 25 jogadores com idades superiores a 21 anos.

O diretor geral do organismo congratulou-se com a unanimidade na aprovação das propostas apresentadas e reconheceu o importante contributo dado pela EPFL à FIFA - representada da AG - sobre os agentes de jogadores.

''Em cada liga deve ser instituído um centro de certificação e supervisão financeira de todas as transações. É também nossa intenção que cada federação revele, anualmente, o volume de honorários pagos aos agentes de jogadores'', avançou.

As Casas das Transferências, defendidas pela EPFL desde 2003, estão já instituídas em Inglaterra e Itália.

O ''fair-play'' financeiro, de acordo com Emanuel Macedo de Medeiros, que pretende a ''criação de mecanismos de sustentabilidade financeira'' para os clubes, recebeu também o consenso na reunião da EPFL e parece estar cada vez mais perto de resolução prática.

Depois de inaugurar a nova sede, em Nyon, na Suíça, a EPFL mantém uma ''atitude pró-ativa e dinâmica'' no futebol europeu, de forma a ''antecipar as tendências'' e ''dar melhor resposta aos desafios''.

Na AG da EPFL foi ainda aprovado um caderno de recomendações aos clubes, de forma a ''evitarem os principais constrangimentos'' relativos à instabilidade contratual.

As Ligas Europeias, que homenagearam quarta feira o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, pela colaboração prestada ao longo da existência do organismo, vai ainda manter-se ativa em campanhas sociais, como sejam a Luta contra a Fome.

Para isso, a 11 de maio, é realizada uma mega conferência em Roma, na sede da FAO, para anunciar o pacote de medidas na campanha para 2010.

''Em meados de outubro, tal como aconteceu o ano passado, iremos organizar a jornada europeia contra a fome'', concluiu Emanuel Macedo de Medeiros.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?