loading

Interesse municipal para clube de Viana fundado em 1910 por aficionados de touradas

A Câmara de Viana do Castelo declarou hoje, por unanimidade, o Interesse Público Municipal ao Viana Taurino Clube (VTV), fundado 1910 por um grupo de aficionados das touradas, entretanto proibidas na cidade, pelas modalidades desportivas que promove.

Interesse municipal para clube de Viana fundado em 1910 por aficionados de touradas

Na proposta apresentada pelo vereador do Desporto, na reunião ordinária de executivo municipal, Ricardo Rego destacou que o "Viana Taurino Clube, é uma instituição centenária fundada a 10 de agosto de 1910, com sede na Praça da República, em edifício totalmente reabilitado pelo clube no final da década de 80”.

O clube, adiantou, “tem desenvolvido ao longo dos anos uma relevante atividade nos domínios recreativo, desportivo e cultural”.

Segundo Ricardo Rego, “muitos jovens tiveram oportunidade, e continuam a ter, de desenvolver aptidões desportivas e espaços de tertúlia neste clube, distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2010”.

“Ainda a recuperar dos tempos difíceis que as coletividades viveram devido à pandemia de covid-19, e no sentido de dar continuidade à sua missão e atividade, que une os vianenses em pleno coração da cidade, vem o Viana Taurino Clube, segundo clube mais antigo da cidade em atividade, propor que seja reconhecido por este Município como instituição de Interesse Municipal”, refere a proposta a propósito do pedido formulado pelo clube.

Fundado a 10 de agosto de 1910 por um grupo de aficionados das touradas, o VTC recebeu, em 2010, por ocasião do centenário, o título honorífico de Instituição de Mérito de Viana do Castelo pela Câmara então presidida por José Maria Costa.

O clube, com sede instalada na Praça da República, dispõe de secções amadoras de bilhar, bridge e xadrez, entre outras.

Anteriormente à Lusa, o historiador Rui Viana, autor de um livro sobre a história do VTC, referiu que “o período mais complicado do VTC aconteceu, em 1946, quando foi encerrado pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE) antecessora da PIDE que acusou o clube da prática de atos de natureza subversiva e fechou a sede. O VTC esteve encerrado algum tempo, reabrindo em janeiro de 1947 com uma comissão administrativa presidida pelo tenente-coronel Ernesto Sardinha”.

Entre 1910 e 2010, o VTC teve 35 presidentes.

Em 2009, Viana do Castelo foi declarada cidade sem touradas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?