loading

Crónica: Casa Pia ascende à quarta posição e ‘afunda’ Marítimo

O Casa Pia ascendeu hoje à quarta posição da I Liga, ao vencer o Marítimo por 2-1, numa partida decidida por uma polémica grande penalidade assinalada pelo árbitro, que ainda expulsou o maritimista Vítor Costa.

Crónica: Casa Pia ascende à quarta posição e ‘afunda’ Marítimo

A ‘equipa sensação’ do campeonato passou a somar 17 pontos à oitava jornada, após somar na Madeira a terceira vitória consecutiva, com golos de Clayton Silva, aos 18 minutos, e Leonardo Lelo, aos 71, de grande penalidade, tendo este último lance ficado envolto em polémica, por não ter existido qualquer falta cometida por Vítor Costa, que acabou expulso com vermelho direto no mesmo lance, sem que o árbitro tivesse recorrido ao VAR.

O anfitrião, que até esteve em vantagem nos minutos iniciais, com um golo de Bruno Xadas, aos 11 minutos, acabou por não conseguir somar qualquer ponto, agudizando a crise que atravessa, ao encontrar-se na 18.ª e última posição sem qualquer ponto amealhado. É, de resto, o único emblema ainda a ‘zeros’ na I Liga.

Na derradeira partida para os ‘verde-rubros’, João Henriques apostou em duas alterações em relação ao desaire na Luz (5-0), com Matous Trmal a assumir a baliza em detrimento do lesionado Miguel Silva, e o médio Beltrame a ser lançado no lugar de António Zarzana.

O Marítimo fez ‘explodir o caldeirão’ ao minuto 11 do encontro, ao abrir o ativo num lance no mínimo caricato: Xadas apostou num remate de meia distância, sem aparente dificuldade de defesa, já que a bola seguiu à ‘figura’, mas o guardião Ricardo Batista acabou por ver o esférico seguir para o fundo das redes da baliza ao passar por baixo do seu pé.

A vantagem dos madeirenses durou sensivelmente sete minutos, tendo os ‘gansos’ resgatado a igualdade num lance bem executado, com Leonardo Lelo a tabelar com Kuni à entrada da grande área e a soltar para Clayton, que não desperdiçou a oportunidade.

Em cima dos 45 minutos, na sequência de um canto, Zolotic derrubou Leo Andrade com recurso ao cotovelo, tendo o central brasileiro acabado por cair em campo com um corte na cabeça. Advertido pelo videoárbitro, Vítor Ferreira consultou as imagens e expulsou o defesa bósnio ao mostrar a segunda cartolina amarela e a aplicar castigo máximo ao Casa Pia.

Bruno Xadas colocou a bola na marca dos 11 metros, mas não levou a melhor sobre Ricardo Batista, que ‘agigantou-se’ entre os postes e negou o golo aos madeirenses.

Já na etapa complementar, a ‘turma’ liderada por Filipe Martins, que se apresentou em campo com o mesmo ‘onze’ apresentado na vitória ante o Famalicão (1-0), acabou por chegar à vantagem em sequência de uma grande penalidade bastante polémica.

Ao minuto 67, Vítor Costa antecipou-se a João Nunes e cortou a bola, sem falta, sendo que no momento da queda acabou por tropeçar involuntariamente no central lisboeta, acertando-lhe na cabeça.

A decisão de Vítor Ferreira foi imediata, expulsando o lateral esquerdo maritimista com um vermelho direto e concedendo penálti aos visitantes debaixo de ensurdecedores protestos, desde logo porque, aparentemente, não houve indicação em contrário por parte do VAR.

O atual ‘lanterna vermelha’ não baixou os braços e encostou o Casa Pia ‘às cordas’, mas apesar dos 10 minutos de compensação concedidos, o ‘coração’ falou mais alto do que a cabeça e acabou retirando discernimento aos insulares, que, pela quarta vez esta época, estiveram a vencer e acabaram consentindo a derrota pelo mesmo resultado, tal como tinha sucedido com Desportivo de Chaves, Santa Clara e Gil Vicente.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?