loading

LC: Benfica absolutamente épico, AC Milan e Leipzig ficaram com os 'últimos bilhetes'

O Benfica venceu o grupo H da Liga dos Campeões, de forma 'épica', e escapa aos 'tubarões' do futebol europeu nos oitavos de final da competição, a exemplo do que tinha feito na véspera o FC Porto.

LC: Benfica absolutamente épico, AC Milan e Leipzig ficaram com os 'últimos bilhetes'

O 'impensável' 6-1 do Benfica em Haifa, a par da vitória do PSG em Turim, 'apenas' por 2-1, acabaram por alterar da forma mais inesperada os primeiro e segundos lugares do grupo, no que é um claro destaque de hoje da 'Champions'.

As últimas vagas para os 'oitavos' ainda por atribuir, apenas duas, jogaram-se em 'confronto direto' e foram para o RB Leipzig, que goleou o Shakhtar Donetsk por 4-0, no grupo F, e para o AC Milan, que goleou pelos mesmos números na receção ao Salzburgo.

No grupo H, Benfica e Paris SG entraram irmanados em pontos, mas com vantagem de quatro golos para os parisienses.

Para as pretensões do Benfica chegar ao primeiro lugar, o 'caminho' mais viável parecia ser os franceses não ganharem em Turim, à Juventus. Mas o PSG ganhou mesmo, por 2-1, e o Benfica, com uma exibição fulgurante, teve arte de chegar ao necessário 6-1, mesmo no final.

Os 'encarnados' o grupo pelo número de golos marcados fora, terminando os dois emblemas com 14 pontos, igualdade no confronto direto e 16-7 no total de golos marcados e sofridos.

Os jogos tiveram andamentos iguais, de início, também hoje, com os visitantes a marcarem e a equipa da casa a igualar. Foi depois que tudo se precipitou, com o 'festival' final de golos, em Haifa.

João Mário, aos 90+2, 'selou' o destino do Benfica, que assim evita, nos oitavos, Real Madrid, Machester City, Bayern, Nápoles, Chelsea, Tottenham e FC Porto. Poderá cruzar-se com Liverpool, Inter, AC Milan, RB Leipzig, Dortmund, Eintracht Frankfurt e Club Brugge.

Gonçalo Ramos abriu o marcador, aos 20, e Chery fez o 1-1 aos 26, de grande penalidade. Na 'corrente' de golos dos líderes da Liga portuguesa entraram Musa (59), Alex Grimaldo (69), Rafa (73), Henrique Araújo (88) e, finalmente, João Mário, já nos descontos.

Em Turim, um grande golo de Mbappé abriu o marcador, aos 13, e Bonucci empatou, aos 39. O golo da vitória do PSG foi de autoria portuguesa, apontado por Nuno Mendes, aos 69 - quando em Haifa aida havia 'apenas' 2-1, também.

Com os números de hoje nos dois jogos finais, a Juventus 'segura' o terceiro lugar, com três pontos, tantos quantos tem o Maccabi Haifa.

O Leipzig saiu-se bem do 'duelo' de Varsóvia com o Shakhtar Donetsk, com uma vitória por 4-0, e acompanha no Grupo F o já apurado Real Madrid, em direção aos oitavos de final.

Na capital espanhola, o Real goleou o Celtic por claros 5-1 e segurou o primeiro lugar, com 13 pontos, mais um do que os germânicos.

Os ucranianos caem para a Liga Europa, com seis pontos, e o Celtic, com dois, encerra a época, quase tão má quanto a do rival Rangers.

O único golo do jogo de Madrid para os visitantes foi do português Jota, com outro luso a contribuir para a goleada dos 'touros' de Leipzig na Polónia - André Silva, autor de um dos quatro golos.

O Real Madrid, campeão em título, construiu a sua goleada com eficiência, com 2-0 ao intervalo graças às grandes penalidades convertidas por Modric (seis) e Rodrygo (21).

Na segunda parte, os 'merengues' acentuaram o domínio com mais três golos, de Asensio (51), Vinicius (61) e Valverde (71), antes de Jota, que entrara aos 63, 'faturar' aos 84.

Em Varsóvia, num duelo direto por uma vaga nos 'oitavos', o francês Christopher Nkunku abriu o marcador, aos 10 minutos, colocando toda a pressão no adversário.

André Silva (50), Szoboszlai (62) e Bondar (68), este de grande penalidade, acabaram com qualquer 'veleidade' de recuperação, permitindo ao Leipzig ser a quarta equipa alemã apurada para os 'oitavos', a par de Bayern Munique (única equipa só com vitórias), Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt.

O grupo E também fechou com um 'duelo', igualmente desequilibrado, com o AC Milan a golear sem remissão o Salzburgo, por 4-0.

Giroud, com dois golos e duas assistências, foi o homem do jogo, desta feita com o luso Rafael Leão mais 'apagado' e substituído aos 69. Os outros dois golos foram apontados por Krunic e Junior Messias.

Ganha o grupo, com 13 pontos, o Chelsea, hoje vencedor do Dínamo de Zagreb. Segue-se o AC Milan, com 10, e com seis o Salzburgo, que segue para a Liga Europa.

No grupo E, o Manchester City já era certo vencedor e confirmou o estatuto com nova vitória, sobre o Sevilha, por 3-1.

O único luso em jogo pelos 'citizens' foi o central Ruben Dias.

Em Copenhaga, saldou-se por empate, 1-1, a visita do Borussia Dortmund, sem grande relevância para as contas finais.

City, com 14 pontos, e Dortmund, com nove, avançam para os 'oitavos', Sevilha, com cinco, cai para a Liga Europa, e Copenhaga, com três, encerra a época europeia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?