loading

FC Porto estragou festa «encarnada» e Braga comemorou «Champions»

O FC Porto, com menos um jogador quase toda a segunda parte, defendeu hoje o seu Estádio do Dragão da festa do título do Benfica, vencendo por 3-1, enquanto o Sporting de Braga comemorou um inédito segundo lugar.

FC Porto estragou festa «encarnada» e Braga comemorou «Champions»

Nesta 29.ª e penúltima ronda, o Leixões também viu confirmada a despromoção à Liga de Honra, devido à derrota na visita ao Olhanense (13.º), juntando-se assim ao já relegado Belenenses, que hoje até goleou a União de Leiria (nona), por 5-2.

Num clássico de ''alta tensão'', o defesa central e capitão do FC Porto, Bruno Alves, inaugurou o marcador, aos 42 minutos, mas o seu homólogo brasileiro do Benfica, Luisão, empatou a partida, aos 57, já depois de o uruguaio Fucile ter sido expulso por acumulação de amarelos (52).

Contudo, os portistas garantiram o sétimo triunfo seguido e impediram a 10.ª vitória consecutiva dos ''encarnados'' com tentos dos argentinos Farias e Bellushi, respetivamente aos 59 e 82 minutos.

Quem celebrou foi o Sporting de Braga, ainda na corrida ao título, com um quinto êxito seguido na prova a garantir a melhor classificação de sempre: o segundo posto e consequente apuramento para a fase preliminar da Liga dos Campeões, ficando assim os ''dragões'' de fora daquela competição europeia pela primeira vez desde 2004.

Em Braga, o único tento da vitória sobre o Paços de Ferreira (10.º) foi apontado pelo camaronês Meyong, aos 55 minutos, colocando os ''arsenalistas'' a três pontos da conquista da Liga, embora o Benfica possa comemorar o seu 32.º título nacional com um empate quando for visitado pelo Rio Ave (11.º), na 30.ª e última ronda.

Em Olhão, também um golo solitário de Djalmir, já aos 87 minutos, impôs a terceira derrota consecutiva ao Leixões e confirmou a descida de divisão dos matosinhenses.

Nas outras posições europeias, o Sporting, apesar de ser batido em casa pela Naval 1.º de Maio (oitava), com um golo de Fábio Júnior (63), garantiu também o quarto posto, já que o seu perseguidor Vitória de Guimarães empatou sem golos na visita ao Rio Ave.

Os vimaranenses, no quinto lugar, podem ainda ver-se igualados pontualmente por Nacional ou Marítimo, caso sejam derrotados na próxima semana precisamente pelos ''verde-rubros'' ou se os ''alvinegros'' ganharem na receção ao Sporting de Braga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?