loading

Crónica: Sporting 'arranca' sucesso tardio frente ao Rio Ave com 'golpe' de Chermiti

O Sporting 'arrancou' esta segunda-feira uma vitória ao Rio Ave, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga, decidida apenas na parte final, com um golo solitário do avançado Chermiti.

Crónica: Sporting 'arranca' sucesso tardio frente ao Rio Ave com 'golpe' de Chermiti

O atacante luso-tunisino dos 'leões' disfarçou uma exibição pouco intensa da sua equipa, aproveitando uma falha defensiva do Rio Ave, já aos 84 minutos, para assinar o único golo da partida, castigando um adversário vila-condense que, embora não deslumbrando, sai demasiado penalizado com o desaire.

Com este resultado, o Sporting mantém o quarto lugar do campeonato, com 38 pontos, mantendo a distância de cinco para o terceiro classificado Sporting de Braga, enquanto o Rio Ave, que somou o sexto jogo sem vencer (três empates e três derrotas), cai para 13.º, com 21.

Esta partida começou, desde cedo, numa toada inconsequente, com nenhuma das equipas a conseguir fazer valer os seus argumentos, sobretudo no meio-campo, proporcionando um futebol previsível, que ia afastando a bola de ambas balizas.

O Sporting, com os reforços Diomandé e Bellerín no banco de suplentes, e sem o castigado Coates no eixo defensivo - rendido no 'onze' por Matheus Reis -, tentava desequilibrar e forçar um ascendente através dos seus melhores valores individuais, mas evidenciava parca ligação entre setores.

Nesta toada, só aos 23 minutos se assistiu à primeira situação de relativo perigo no encontro, e para o conjunto lisboeta, num remate de longe de Morita, a aproveitar um corte incompleto de Guga, mas que saiu sem a melhor direção.

Do outro lado, o Rio Ave, sem o central Aderllan Santos, suspenso, e o avançado Aziz, melhor marcador da equipa, que ficou de fora por opção, mostrava-se erróneo nos passes e pouco atrevido em termos ofensivos, concentrando seu poderio no centro do terreno, onde Guga e Samaris iam pautando o jogo.

Assim, as únicas iniciativas relevantes dos locais surgiram já perto do intervalo, num par de tentativas de Fábio Ronaldo e Samaris, mas que não incomodaram o guarda-redes Adán, que viu o ‘nulo’ arrastar-se até ao tempo de descanso.

O segundo tempo começou com um pouco mais de intensidade, mas sem grande 'nota artística', com os dois conjuntos a tentarem abrir ‘brechas’ usando a velocidade, mas ainda mostrando alguma falta de coordenação.

Perante a tentativa do Sporting em assumir as 'rédeas' dos acontecimentos, o Rio Ave respondia em contra-ataque e, aos 53 minutos, criou a melhor oportunidade na partida, com Boateng a conseguir isolar-se, mas, na altura do remate, a não conseguir superar o guarda-redes ‘leonino’, que teve uma intervenção preciosa.

Logo depois deste susto, o técnico Rúben Amorim lançou, de uma só vez, Francisco Trincão e Arthur, para o lugar dos inoperantes Marcus Edwards e Nuno Santos, na tentativa de trazer mais criatividade à equipa.

Os 'leões' foram conseguindo, paulatinamente, ganhar maior presença na área vila-condense e, aos 65 minutos, tiveram, também, a sua melhor chance até então, num remate de longe de Pedro Gonçalves, que desviou na barra da baliza local.

A inconsequência no futebol de ambas equipas foi se arrastando até à parte final do encontro, mas, quando parecia que o ‘nulo’ iria prevalecer, o Sporting aproveitou uma falha defensiva do Rio Ave, com Patrick William a falhar uma interceção e a deixar que Chermiti surgisse sem oposição frente ao guardião Jhonatan, para 'desatar o nó', assinando o 1-0.

O ‘golpe’ foi demasiado duro para o Rio Ave reagir, com Rúben Amorim a cimentar o último reduto do Sporting, fazendo estrear os reforços Diomandé e Bellerín, e 'secando' as pouco coerentes tentativas do conjunto de Vila do Conde.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?