loading

Crónica: Jéssica dá 'festival' no Bessa e Portugal bate Ucrânia na despedida

A seleção portuguesa feminina de futebol despediu-se dos adeptos lusos com uma vitória por 2-0 sobre a Ucrânia, rumo à Nova Zelândia, com ‘festival’ de Jéssica Silva e assistência recorde no Estádio do Bessa, no Porto.

Crónica: Jéssica dá 'festival' no Bessa e Portugal bate Ucrânia na despedida

A avançada do Benfica ‘deliciou’ os 20.123 espetadores presentes – contra os 11.055 de Guimarães, contra o País de Gales, em 11 de abril – com uma série de jogadas com ‘nota artística’ e, mais importante, dois golos, aos 19 e 45+2 minutos, para o seu primeiro ‘bis’ por Portugal, ao 102.º jogo.

Num esquema tático com três defesas, Portugal dominou o encontro por completo e poderia ter conseguido um resultado mais amplo - num jogo em que Patrícia Morais foi uma ‘espetadora’ -, dando mais uma vez, boas indicações para o Mundial2023.

A 16 dias da estreia, com os vice-campeões em título Países Baixos, e seis depois de ‘empatar’ as inglesas, Portugal chega à Oceânia com um ‘lastro’ de nove vitórias, dois empates e apenas um derrota após a fase final do Euro2022.

Em relação ao 'nulo' no reduto da campeã europeia Inglaterra, Francisco Neto procedeu a cinco alterações, fazendo entrar Patrícia Morais, Lúcia Alves, Ana Seiça, Joana Marchão e Andreia Jacinto para os lugares de Inês Pereira, Catarina Amado, Diana Gomes, Tatiana Pinto e Kika Nazareth.

O sistema tático também mudou, para ‘3-4-3’, com Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça como centrais, duas laterais subidas (Lúcia Alves e Joana Marchão), duas médias mais defensivas (Dolores Silva, em dia de 150.ª internacionalização ‘AA’) e Andreia Jacinto e, mais à frente, Andreia Norton nas costas das avançadas Jéssica Silva e Diana Silva.

A formação das ‘quinas’ não demorou a assumir o comando e, após várias tentativas falhadas, chegou à vantagem aos 19 minutos, por Jéssica Silva, que roubou a bola a Apanashchenko e bateu Bondarchuk, já depois de ter perdido grande ocasião, aos 16.

O golo não mudou o sentido do jogo, com Portugal a controlar os acontecimentos e a ameaçar o segundo tento, que chegou quase em cima do intervalo, aos 45+2 minutos, quando, após jogada de insistência, Jéssica, oportuna, chegou a inédito ‘bis’.

Na segunda parte, a formação das ‘quinas’ continuou por cima e teve várias ocasiões para chegar ao terceiro golo, mas faltou eficácia, nomeadamente a Dina Silva (58 minutos), Jéssica (66) ou Tatiana Pinto (83), lançada após o intervalo, como Diana Gomes, Catarina Amado, Telma Encarnação, Ana Capeta e Carolina Mendes.

Apesar de não ter havido mais golos, a festa continuou nas bancadas até final e acabou com os portugueses a homenagear o país adversário, ao som de “Olé Ucrânia, olé”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?