loading

Arábia Saudita: Liga anuncia nova estratégia para desenvolver jovens talentos

A Liga Saudita anunciou uma nova estratégia em alinhamento com a Federação de Futebol da Arábia Saudita para impulsionar a competitividade dentro e fora de campo, com ênfase no desenvolvimento do talento jovem saudita, além de garantir os melhores talentos internacionais e aperfeiçoar a gestão de todos os clubes para atingir o sucesso a longo prazo.

Arábia Saudita: Liga anuncia nova estratégia para desenvolver jovens talentos
Hill+Knowlton Strategies

Além de várias novas regulamentações e iniciativas que serão reveladas antes da nova temporada, a SPL aumentará o tempo de jogo dos jogadores sauditas mais jovens na liga, reduzindo a idade de elegibilidade de 18 para 16 anos, com efeito imediato para a temporada 2023-2024. Outra medida voltada para o desenvolvimento das camadas mais jovens será a redução do tamanho dos plantéis de jogadores, passando dos atuais 35 para 25 jogadores profissionais, com os outros 10 integrantes da equipa tendo que ser menores de 21 anos, a partir da época de 2025-2026.

A nova estratégia da SPL traçará um caminho sólido e claro para os jovens jogadores sauditas e ajudará a facilitar a transição do futebol das equipas de base no atual sistema de desenvolvimento de jogadores da federação para a primeira divisão do futebol do país. Pensando a longo prazo, a partir da temporada 2026-2027, a SPL também anunciou a obrigatoriedade de os clubes da liga incluírem oito jogadores formados nas suas próprias academias na lista principal de 25 jogadores do plantel, dos quais quatro devem ser formados diretamente pelo clube.

Aposta em Michael Emenalo

Para formar equipas de elite que combinem talentos sauditas em ascensão com jogadores internacionais de classe mundial e modelos a serem seguidos, a SPL lançou o Centro de Excelência em Aquisição de Jogadores (PACE, na sigla em inglês). O PACE será liderado por Michael Emenalo, que assume o cargo de Diretor de Futebol da SPL imediatamente após ter sido nomeado pelo Conselho de Diretores da liga. Todos os clubes foram informados sobre o processo PACE para transferências internacionais e já estão a trabalhar ativamente com Emenalo.

Este último, ex-internacional nigeriano, ficou conhecido pelos seus 10 anos de sucesso no Chelsea, onde, como diretor técnico, revolucionou todos os aspetos das operações do futebol. Sob sua orientação, transformou os sistemas de scout, recrutamento, desenvolvimento e empréstimo do clube. Como Diretor de Futebol da SPL, Emenalo liderará o PACE e começará imediatamente a auxiliar no mapeamento das equipas e na formação dos jogadores. Ele será responsável por trazer uma abordagem centralizada para transferências e ajudar todos os clubes a obterem a melhor expertise e gestão possível, garantindo um futuro dinâmico, jovem e sustentável.

O CEO interino e Vice-Presidente da Liga Saudita, Saad Allazeez, afirmou: “A Liga Saudita tem uma oportunidade incrível e vital de ajudar a realizar as ambições do futebol do país e inspirar mais pessoas a envolverem-se no futebol e no desporto. A partir da próxima temporada, a SPL tornar-se-á mais jovem e mais competitiva, aproveitando o trabalho que a Federação de Futebol da Arábia Saudita vem realizando na base há muitos anos. A nova estratégia também coloca a Liga Saudita num papel central e elevado no apoio e desenvolvimento dos clubes através da sua unidade de negócio da estrutura dos Clubes e, ao iniciar o PACE, fornecerá verificações e equilíbrios na condução do mercado internacional de transferências”.

“Há muito potencial para os novos talentos que chegam à Arábia Saudita e uma função central que fornece controle e uma gestão forte garantirá que os nossos investimentos são inteligentes e beneficiem todos na liga no futuro. Todos os clubes da Saudi Pro League terão a oportunidade de melhorar as suas equipas através deste novo modelo inovador e Michael é o homem perfeito para esta função. Ele tem o pedigree ideal, o conhecimento, a experiência, as qualificações de treinador e os contactos para gerar valor e sucesso para a liga geral através deste projeto ambicioso”.

“Os passos dados pelo PACE fazem parte de um plano e uma estratégia maiores que serão anunciados para melhorar a liga e torná-la uma experiência e produto de classe mundial que envolve o mundo inteiro e é competitivo e sustentável a longo prazo, como uma das melhores ligas do mundo. Isso será bom para todo o futebol, bom para todos os jogadores e bom para todos os fãs”.

Allazeez acrescentou ainda: “Esta estratégia foi desenvolvida ao longo de anos e envolveu muita experiência global no futebol para aproveitar ao máximo esta oportunidade de crescimento sem precedentes. Vai além das transferências de jogadores que dominam as manchetes dos jornais e também se concentra no que acontece fora dos campos. Estamos a olhar para o longo prazo e seremos avaliados principalmente nisso, especialmente ao ajudar os clubes a terem sucesso comercialmente com modelos de negócio sólidos. O Programa de Desenvolvimento dos Clubes também ativará o sistema financeiro de fair play e monitorizará a conformidade com os padrões de licenciamento locais e asiáticos. Esperamos lançar a estratégia completa nos próximos meses”.

Michael Emenalo, recém-nomeado Diretor de Futebol da Liga Saudita, comentou também: “Acredito que este é o papel para o qual me preparei nos últimos 45 anos. Não foi difícil aceitar este desafio. Estou curioso com a audácia do projeto e a ambição envolvida. Este projeto está em andamento há algum tempo. Não foi uma decisão precipitada, foi bem planeado. Estou impressionado com o conhecimento e as contribuições que foram feitas. A Liga Saudita oferece uma nova oportunidade, acima de tudo, para toda a indústria e acredito que criará oportunidades para uma competição saudável e maior desenvolvimento de jovens talentos”.

“Tactics for Tomorrow” dá o mote

A nova estratégia da SPL baseia-se no caminho já traçado e revelado como parte do programa “Tactics for Tomorrow”, que foi introduzido pela Federação de Futebol da Arábia Saudita em 2021 e desde então recebeu um grande investimento de tempo e recursos. Desde 2021, o financiamento ao futebol juvenil na Arábia Saudita aumentou 162% e foram estabelecidos e inaugurados 23 centros regionais de treino. O impacto tem sido significativo e os números são convincentes. O número de jogadores registados do sexo masculino aumentou em 58% e o número de treinadores subiu de 750 em 2018 para mais de 5.500 em 2023, dos quais mais de 1.000 são treinadoras mulheres. Como resultado, todos os talentos sauditas com alto potencial agora são acompanhados e têm um plano abrangente desde os seis anos de idade até se tornarem profissionais.

O Presidente da Federação de Futebol da Arábia Saudita, Yasser Al Misehal, comentou: “Na última Copa do Mundo da FIFA, no Qatar, a Arábia Saudita deu uma amostra do que somos capazes de fazer a nível internacional e demonstrou a qualidade de nossa liga doméstica, a SPL. Mas o que é igualmente ou até mais satisfatório é a nossa vitória na Copa da Ásia AFC sub-23 sem sofrer sequer um golo. O futuro é promissor. E muito esforço foi feito para desenvolver o futebol na Arábia Saudita, tanto no masculino como no feminino. Como podem ver, todos estão em sintonia. Existe um caminho muito claro e bem estruturado. Sim, queremos uma liga de que possamos orgulhar-nos, que entretenha os fãs locais e do mundo todo, mas ela deve servir também as ambições da seleção nacional agora e no futuro. Ela deve ser para o bem do jogo. Isso significa um compromisso com a juventude, e a nova estratégia e as regulamentações demonstram exatamente isso”.

A implementação da nova estratégia da SPL acontece após o lançamento recente do Projeto de Investimento e Privatização de Clubes Desportivos criado pelo Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que compreende dois componentes principais: o primeiro envolve a aprovação do investimento de grandes empresas e agências de desenvolvimento em clubes desportivos, em troca da transferência da propriedade dos clubes para elas; Já o segundo componente envolve a privatização de vários clubes desportivos a partir do último trimestre de 2023.

A nova estratégia completa, incluindo o PACE e a unidade de negócios da estrutura dos Clubes, entrará em vigor antes da temporada 2023-2024, num momento de crescimento genuíno para o futebol saudita. Nesta temporada, a seleção nacional obteve uma vitória impressionante sobre os futuros campeões, a Argentina, na Copa do Mundo FIFA 2022, na sexta vez que o país se classificou para o torneio nas últimas oito edições.

O clube Al Hilal da Liga Saudita chegou às finais tanto da Copa do Mundo de Clubes da FIFA como da Liga dos Campeões da AFC, e a liga continua a atingir novos patamares, com os melhores talentos locais e jogadores de mais de 40 países diferentes a despertarem grande interesse pelo desporto em todo o país.

Uma nova liga feminina também foi lançada, gerando ainda mais interesse na sociedade saudita, com novos recursos disponibilizados recentemente pela SAFF. O novo programa compromete novos fundos para apoiar e desenvolver clubes da Liga Premier Feminina e da Primeira Divisão Feminina (mais de 30 clubes), a fim de garantir o crescimento e a sustentabilidade do futebol feminino no Reino. Com mais de 80% da população do país a jogar, a assistir ou a acompanhar o futebol, a Liga Saudita desempenha um papel importante nas ambições do país de promover o desporto, desde a base até ao nível profissional, e incentivar os cidadãos a levar uma vida saudável.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?