loading

Crónica: Empate entre Arouca e Portimonense dá aos algarvios o primeiro ponto na I Liga

O Arouca e o Portimonense empataram este sábado, por 1-1, naquele que foi o primeiro ponto conquistado pelos algarvios, proporcionado pelo golo madrugador de Hélio Varela, aos cinco minutos de jogo, na terceira jornada da I Liga.

Crónica: Empate entre Arouca e Portimonense dá aos algarvios o primeiro ponto na I Liga
Liga Portugal

O golo do extremo revelou-se decisivo para que o Portimonense pudesse conquistar um ponto e defender o resultado, num encontro em que a equipa de Daniel Ramos, que ainda empatou por Morlaye Sylla, aos 84, foi praticamente a única a atacar.

À partida para o encontro, o Arouca apresentava-se como favorito após somar quatro pontos nas duas primeiras rondas do campeonato, uma vitória frente ao Estoril Praia (4-3) e um empate diante do Vizela (2-2), resultados intercalados pela participação na Liga Conferência Europa e conseguidos em inferioridade numérica.

Já o conjunto de Paulo Sérgio não teve o mais auspicioso dos arranques em 2023/2024, com derrotas pesadas frente ao Gil Vicente (5-1) e Boavista (4-0), e havia a expectativa de ver se o recente regresso de Dener ao clube, prontamente titular, traria outra vivacidade ao meio-campo algarvio.

Pela diferença no momento de forma das equipas, ao qual se juntava ao ‘fator casa’, os ‘lobos’ eram, no plano teórico, claros favoritos, mas, logo aos cinco minutos de jogo, a formação de Portimão adiantou-se no marcador.

Com a defensiva arouquense aparentemente desconcentrada depois de um lançamento lateral cobrado de forma rápida, a bola chegou a Hélio Varela que, dentro da área, protagonizou um excelente trabalho individual que culminou num remate rasteiro que terminou no fundo das redes.

O momento do golo foi crucial no desenrolar da partida, com o Portimonense a fechar os caminhos da sua baliza num bloco muito compacto, quase sempre reduzido ao seu terço defensivo, perante um Arouca que procurava desbloquear os caminhos para uma baliza ‘guardada a sete chaves’.

Os cabeceamentos de Morlaye Sylla e Rafa Mujica (oito e 17 minutos, respetivamente), resultantes de boas jogadas coletivas, foram raras exceções de oportunidades de golo por parte de um Arouca que não apresentava soluções ofensivas.

Na segunda parte, principalmente nos minutos iniciais, os ataques dos anfitriões tornaram-se mais incisivos, enquanto o Portimonense continuava a reduzir-se a defender o resultado, raras eram as saídas dos visitantes em transições.

Remeseiro aparecia ‘endiabrado’ pelo corredor direito e, aos 51, esteve próximo do golo num remate em arco, e Cristo criou também uma oportunidade perigosa, três minutos depois.

O tento da igualdade viria a surgir por Morlaye Sylla, com 84 minutos jogados, quando o guineense furou a defensiva adversária, a passe em profundidade de David Simão e, isolado, atirou para a igualdade, num lance que inicialmente até havia sido anulado por um eventual fora de jogo, contrariado depois pelo videoárbitro.

Mesmo a fechar (90+02), Alfonso Trezza teve uma oportunidade soberana para marcar na estreia, de baliza aberta, na sequência de um canto, mas atirou por cima para grande desespero dos adeptos caseiros.

Com este resultado, o Arouca soma cinco pontos ao fim de três jornadas, ocupando provisoriamente o quinto lugar, enquanto o Portimonense somou o primeiro e é agora o 16.º.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?