loading

Protestos das forças de segurança levam a adiamento do jogo entre Famalicão e Sporting

O embate entre o Famalicão e o Sporting, marcado para a 20.ª jornada da Liga, tornou-se palco de um episódio inusitado no panorama desportivo nacional.

Protestos das forças de segurança levam a adiamento do jogo entre Famalicão e Sporting
famalicao

A partida, entre Famalicão e Sporting, inicialmente agendada para as 18:00, foi adiada devido à falta de policiamento, resultado de um "elevado número de baixas médicas" na esquadra da PSP de Famalicão.

A ausência de agentes para garantir a segurança do evento desportivo levou a que as portas do Estádio Municipal de Famalicão permanecessem encerradas a uma hora do início previsto do jogo.

A situação, decorrente de protestos das forças de segurança em várias cidades do país, denota as tensões sociais e laborais que atualmente afetam não só o setor da segurança pública mas também se refletem no universo desportivo.

Estes protestos estão associados à questão do suplemento de missão, com os profissionais da PSP e da Guarda Nacional Republicana (GNR) a exigirem uma compensação semelhante à atribuída à Polícia Judiciária (PJ).

A Liga Portuguesa de Futebol, em colaboração com os dirigentes dos clubes envolvidos, decidiu inicialmente adiar o jogo para as 19:00, numa tentativa de encontrar uma solução para a falta de policiamento.

Contudo, após uma reunião entre todas as partes interessadas, foi acordado adiar o jogo por tempo indeterminado, uma vez que não foi possível garantir as condições de segurança necessárias.

O desfecho deste impasse revelou uma interligação entre as questões laborais das forças de segurança e o funcionamento regular das competições desportivas.

Os profissionais da PSP e da GNR têm expressado o seu descontentamento e frustração em relação à falta de reconhecimento e compensação pelo trabalho desempenhado, especialmente em situações de elevado risco e missão.

A situação atual destaca a urgência de um diálogo aberto entre as autoridades governamentais e os representantes das forças de segurança, visando encontrar soluções para as suas reivindicações.

A plataforma que congrega sindicatos e associações das forças de segurança dirigiu-se ao primeiro-ministro, alertando para a "situação limite" dos profissionais e a possibilidade de medidas mais extremas caso não haja uma resposta adequada por parte do Governo.

Sem data prevista para a realização do encontro, quer os adeptos famalicenses, quer os adeptos do Sporting, terão agora que aguardar por uma nova indicação da Liga Portugal.

Quanto aos restantes jogos da 20ª jornada da I Liga, o receio instala-se entre os demais dirigentes dos clubes, uma vez que a situação que marcou este sábado a deslocação dos leões a Famalicão poderá estender-se até aos restantes relvados portugueses.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?