loading

Queiroz anuncia recurso para o TAS e pede suspensão da decisão

O selecionador nacional de futebol, Carlos Queiroz, revelou hoje que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto da pena de seis meses aplicada pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) e pedir a suspensão da decisão.

“Como para mim o que está em causa não é a medida da pena, mas sim a ausência de qualquer infração (conforme foi reconhecido pelo órgão jurisdicional da FPF), bem como a impossibilidade de avocação pela ADoP no caso concreto, informo que vou recorrer da decisão para as instâncias próprias, nomeadamente para o Tribunal Arbitral do Desporto”, afirma Queiroz em comunicado.

O técnico lamenta não ter recebido “qualquer notificação”, tomando conhecimento da pena “pela comunicação social”, e considera que a decisão da ADoP é “totalmente errónea, abusiva e insubsistente”.

A ADop emitiu hoje um comunicado em que refere que os fundamentos da deliberação serão comunicados aos arguidos, o que confirma não ter ainda sido Carlos Queiroz notificado do castigo.

“Nesse recurso, para além de invocar todas as razões, factuais e jurídicas, que mostram que esta decisão da ADoP é totalmente errónea, abusiva e insubsistente, requererei, baseando-me nas regras estatutárias do CAS e na jurisprudência desse Tribunal, que a decisão seja suspensa enquanto o recurso não estiver julgado”, concluiu Queiroz.

O selecionador português foi suspenso por seis meses por perturbação de um controlo antidoping, após a audição do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), que se pronunciou favoravelmente por unanimidade relativamente ao processo disciplinar de Carlos Queiroz, que foi avocado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A pena mínima em que incorria Carlos Queiroz era de dois anos, mas a ADoP teve em consideração atenuantes, que reduziram o castigo para apenas seis meses.

De acordo com a legislação em vigor, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com sede em Lausana, na Suíça, é a única instância de recurso do selecionador português.

A suspensão da ADoP implica que Carlos Queiroz falhe os primeiros quatro jogos de Portugal no Grupo H de apuramento para o Euro2012.

Além da receção ao Chipre, a 3 de setembro, e da deslocação à Noruega, no dia 7, cuja ausência já era conhecida devido à suspensão federativa, Queiroz vai também falhar a receção à Dinamarca, de 8 de outubro, e o embate na Islândia, a 12.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?