
Em 17 deslocações a Inglaterra, os leões só venceram duas vezes. Agora, precisam de repetir o feito para eliminar o Arsenal na Liga dos Campeões.
O Sporting só venceu duas de 17 visitas a Inglaterra para as taças europeias de futebol, precisando de repetir o que fez ao Southampton, em 1981/82, e ao Middlesbrough, em 2004/05, para poder eliminar agora o Arsenal.
Em 1981/82, os ‘leões’ ganharam por 4-2 ao Southampton, resultado que agora valeria um lugar nas meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, e por 3-2 ao Middlesbrough, desfecho que desta vez coloria a eliminatória em prolongamento, face ao triunfo dos ‘gunners’ por 1-0 em Alvalade.
Depois de quatro derrotas nos primeiros quatro jogos em Inglaterra, face a Manchester United (1963/64), Newcastle (1968/69), Arsenal (1969/70) e Sunderland (1973/74), o Sporting ganhou ao quinto, na segunda eliminatória da Taça UEFA de 1981/82.
Na primeira mão, em 21 de outubro de 1981, Rui Jordão, logo aos dois minutos, Nick Holmes, aos 21, na própria baliza, e Manuel Fernandes, aos 42, deram ‘cor’ a uma primeira metade ‘antológica’ por parte dos comandados do inglês Malcolm Alisson.
Após o intervalo, os ingleses ainda reduziram para 2-3, com um penálti do ‘Bola de Ouro’ Kevin Keegan (68 minutos) e um tento de Michael Channon (72), mas a última ‘palavra’ foi do ‘capitão’ Manuel Fernandes, que ‘bisou’ (88).
Os ‘leões’ acabariam por selar o apuramento com um ‘nulo’ em Alvalade, numa prova em que caíram nos ‘oitavos’, face aos suíços do Neuchatel (0-0 e casa e 0-1 fora). A época de 1981/82 acabou, porém, em ‘grande’ para o Sporting, que fez a ‘dobradinha’.
Se o resultado de Southampton daria agora apuramento, o 3-2 de Middlesbrough, conseguido na primeira mão dos oitavos de final da Taça UEFA de 2004/05, rumo à final, colocaria, 21 anos depois, Sporting e Arsenal a disputar 30 minutos extra.
Como 23 anos antes, o Sporting, agora liderado por José Peseiro, chegou a 3-0, com três tentos apontados já na segunda parte, pelos internacionais lusos Pedro Barbosa (49 minutos) e Liedson (53) e o camaronês Douala (65).
Na parte final, os anfitriões ainda reduziram para a diferença mínima, com tentos de Job (79 minutos) e Rigott (86), numa eliminatória que o Sporting controlou, depois, em Alvalade, onde venceu por 1-0, com novo tento de Pedro Barbosa (90).
O triunfo face ao Middlesbrough, há 21 anos, ainda é o último do Sporting em Inglaterra, onde soma uma maioria de nove derrotas e seis empates, quatro dos quais nas últimas quatro deslocações, incluindo dois com o Arsenal (0-0 na fase de grupos da Liga Europa de 2018/19 e 1-1 nos ‘oitavos’ da mesma prova em 2022/23).
Na última ocasião, que é também a derradeira viagem a Inglaterra, os ‘leões’ acabaram por eliminar os londrinos nos penáltis (5-3), pois o 1-1 seguiu-se a um 2-2 em Alvalade, já numa altura em que os golos fora tinham deixado de desempatar.
O 18.ª encontro do Sporting no reduto de um clube inglês, neste caso o Arsenal, para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, realiza-se na quarta-feira, no Estádio Emirates, em Londres, a partir das 20:00.