loading
18+

Liga dos Campeões: Sporting tenta feito histórico há 15 anos sem repetir

A equipa de Alvalade precisa de uma reviravolta no Emirates, algo que só conseguiu uma vez após um desaire em casa. O último caso foi frente ao Brondby, em 2010.

Liga dos Campeões: Sporting tenta feito histórico há 15 anos sem repetir
Reprodução / Sporting Clube de Portugal

O Sporting apenas conseguiu seguir em frente uma vez numa eliminatória das taças europeias de futebol iniciada com um desaire caseiro, o que aconteceu há 15 anos, face aos dinamarqueses do Brondby.

Em 2010/11, em embate do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os ‘leões’ sofreram um desaire por 2-0 em Alvalade, na primeira mão, mas conseguiram dar a volta na Dinamarca, com um triunfo por 3-0.

Em 26 de agosto de 2010, os comandados de Paulo Sérgio asseguraram um lugar na fase regular da segunda competição da UEFA com golos de Evaldo, aos 45+1 minutos, Nuno André Coelho, aos 75, e Yannick Djaló, aos 90+1.

A formação ‘leonina’ chegaria nessa época aos 16 avos de final da Liga Europa, fase em que caiu perante os escoceses do Rangers, com um empate 1-1 em Glasgow e uma igualdade 2-2 em Alvalade, prevalecendo os golos fora, que já não desempatam.

Depois de começar uma eliminatória com uma derrota em casa, o Sporting nunca antes tinha seguido em frente, nem voltou a repeti-lo, o que aconteceu em mais 13 ocasiões, sete das quais com desaires pela diferença mínima, como a que enfrenta agora nos ‘quartos’ da ‘Champions’, perante o Arsenal.

Após derrotas por um golo em casa, os ‘leões’ caíram perante Standard Liége (0-3 fora), em 1958/59, Cardiff City (0-0), em 1964/65, Banik Ostrava (0-1), em 1978/79, Real Sociedad (0-0), em 1988/89, Udinese (2-3), em 2005/06, Bayer Leverkusen (1-3), em 2015/16, e Villarreal (1-1), em 2018/19.

Quando perdeu por mais do que um golo em Alvalade, o que aconteceu sete vezes, o Sporting logrou o apuramento face ao Brondby, em 2010/11, mas, depois disso, já ‘tombou’ perante Manchester United, em 2021/22, e Borussia Dortmund, em 2024/25.

Antes da histórica eliminatória com os dinamarqueses, a formação ‘leonina’ já não tinha conseguido ‘virar’ Honved (1980/81), Bolonha (1998/99), Partizan (2002/03) e Bayern Munique (2008/09).

Em 2002/03, o Sporting esteve muito perto de afastar os então jugoslavos do Partizan, na primeira ronda da Taça UEFA, ao chegar ao fim dos 90 minutos a vencer por 3-1, em Belgrado, depois de perder por igual resultado em Alvalade.

Toñito, que já marcara em Lisboa, Kutuzov e Contreras faturaram para os ‘leões’, antes de, no prolongamento, Dejan Zivkovic (110 minutos) e Damir Cakar (117) apurarem o Partizan.

O encontro entre o Arsenal e o Sporting, da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, realiza-se na quarta-feira, pelas 20:00, no Estádio Emirates, em Londres.

Na primeira mão, os 'gunners' venceram por 1-0 em Alvalade, graças a um tento do suplente alemão Kai Havertz, já nos descontos finais, aos 90+1 minutos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Também poderá interessar

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde pode chegar Portugal no Mundial 2026?