loading

Liga de clubes vai votar favoravelmente a alteração dos estatutos da FPF

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Fernando Gomes, revelou hoje que o organismo vai votar favoravelmente a alteração dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Fernando Gomes, que falava no final da reunião do Conselho de Presidentes das ligas profissionais de futebol, anunciou que está mandatado pelos clubes para votar a favor na Assembleia Geral de sábado.

Além da alteração aos estatutos, em cima da mesa do Conselho de Presidentes estiveram alterações pontuais aos regulamentos, a revitalização das equipas “B” e as preocupações de subsistência dos clubes da Honra.

“Os clubes voltaram a comprometer-se a tudo fazer para que os estatutos da federação sejam adequados ao regime jurídico”, adiantou Fernando Gomes, admitindo que a intervenção da UEFA e FIFA possa ter acelerado o processo.

Fernando Gomes explicou que a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, se deveu à “necessidade de informar os clubes das grandes dificuldades que está a sentir junto da UEFA e FIFA”.

A título de exemplo, Fernando Gomes referiu o processo de licenciamento dos clubes para a próxima época das competições europeias, em que há uma pergunta sobre a legalidade ou não da federação em Portugal.

Fernando Gomes referiu que já na reunião de 08 de outubro do Conselho de Presidentes foi solicitado aos clubes para intervirem junto das associações no sentido de as alertar para a importância da adequação dos estatutos.

“Muitos fizeram-no, mas outros não foram sequer ouvidos”, adiantou Fernando Gomes, recordando que o processo de adequação dos estatutos é já uma história antiga, de muitas reuniões e com motivos por todos conhecidos.

De acordo com o presidente, “basicamente e fundamentalmente, havia um conjunto de sócios que, não estando de acordo, não estariam dispostos para aprovar as alterações inerentes ao novo regime jurídico”.

A reunião do Conselho de Presidentes registou a ausência dos presidentes do FC Porto, devidamente justificada, de acordo com Fernando Gomes, Sporting de Braga, Nacional e Olhanense (razões pessoais).

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, um dos últimos a chegar, abandonou a sala escassos minutos após ter entrado, atirando aos presentes um “não comecem a especular”, após o que viria novamente a juntar-se aos participantes já perto do final.

Fernando Gomes, na declaração final do Conselho de Presidentes, referiu ainda que os clubes foram informados na realização de um seminário sobre segurança nos estádios e de um programa de melhoramento dos relvados para 2011/12.

O trabalho desenvolvido pela seguradora da LPFP irá também ser objeto de análise, bem como a promoção de um estudo para o enquadramento financeiro e estatutário no sentido de revitalizar as equipas “B”.

O objetivo das equipas “B”, que poderiam competir na Honra e sempre em escalão inferior ao clube mãe, passa por proporcionar ritmo competitivo aos atletas entre os 19 e os 23 anos, que de outra forma não o podem fazer.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?