loading

CAN2012: Cabo Verde vence Libéria por 4-2 e consolida liderança do Grupo A

Cabo Verde venceu hoje, na Cidade da Praia, a Libéria por 4-2, com dois golos do maritimista Heldon, e consolidou a liderança do Grupo A de qualificação para a Taça das Nações Africanas de futebol CAN2012.

Em jogo da terceira jornada, os “Tubarões Azuis”, comandados por Lúcio Antunes, adiantaram-se no marcador aos 14 minutos, através de uma grande penalidade, muito contestada pelo liberianos, concretizada por Heldon, que atua no Marítimo, em Portugal.

Babanco, outro jogador que atua em Portugal, mas no Arouca, elevou o marcador para 2-0 aos 25 minutos, concluindo uma vistosa e rápida jogada de contra-ataque, para delírio dos cerca de 10.000 espetadores que lotaram o Estádio da Várzea, na capital cabo-verdiana.

A euforia foi amenizada 13 minutos depois, quando Patrick Wleh, conhecido por o “Ronaldinho” liberiano, reduziu para 2-1, num lance em que, aproveitando uma desatenção dos centrais, fez um chapéu à entrada da área ao guarda-redes cabo-verdiano, Fock.

Já no período de compensações da primeira parte, Heldon “bisou”, numa jogada em que toda a equipa liberiana reclamou fora de jogo do avançado cabo-verdiano junto do árbitro.

Na segunda parte, Cabo Verde entrou agressivo, não deixando a Libéria jogar, e foi com naturalidade que, aos 53 minutos, chegou ao 4-1, através de Odair, que joga em França no Stade de Reims.

Quando todos pensavam caminhar-se para uma goleada histórica, o jogo amornou e, aos 84 minutos, o avançado liberiano Alseny Keita fez de cabeça o 4-2 e estabeleceu o resultado final.

“Os três jogos que faltam serão outras tantas finais”, disse Lúcio Antunes no final do jogo, garantindo que os jogadores estão motivados e que querem concretizar o “sonho” de atingir pela primeira vez uma fase final da CAN.

Com a vitória sobre a Libéria, que visitará na quarta jornada, em 05 de junho, Cabo Verde consolidou a liderança do Grupo A, somando agora sete pontos, fruto de vitórias caseiras sobre o Mali (1-0) e Libéria (4-2) e de um empate a zero em Harare, frente ao Zimbabué.

O outro encontro da terceira jornada do Grupo A de qualificação para a CAN2012 joga-se mais tarde em Bamaco, opondo o Mali, segundo com quatro pontos, ao Zimbabué, terceiro com dois. A Libéria continua com um só ponto.

A 05 de junho, na quarta jornada, Cabo Verde desloca-se a Monróvia, onde defronta novamente a Libéria, regressando ao Estádio da Várzea, a 03 de setembro, para receber o Zimbabué.

O combinado cabo-verdiano fecha a sua participação na fase de qualificação com uma deslocação a Bamaco, para defrontar o Mali.

Os vencedores dos 11 grupos de qualificação e os três melhores segundos classificados apuram-se diretamente para a fase final da CAN2012, organizado conjuntamente pelo Gabão e pela Guiné Equatorial.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?