loading

Sub-20: Jogadores portugueses partem em desvantagem, Ilídio Vale

O treinador da seleção portuguesa de sub-20, Ilídio Vale, considerou que os futebolistas portugueses partem sempre em desvantagem para as grandes competições, mas garante que podem competir contra qualquer adversário.

Sub-20: Jogadores portugueses partem em desvantagem, Ilídio Vale

Em entrevista à Agência Lusa, a cerca de um mês do início do Mundial da Colômbia, o treinador diz que “os jogadores portugueses partem sempre com um ‘handicap’ enorme” e que não lutam “com armas iguais”.

“Temos feito um bom trabalho, os jogadores têm sido excecionais, porque têm sido capazes de competir com jogadores da mesma geração, mas com meios de desenvolvimento que são colocados ao seu dispor bem diferentes dos portugueses”, referiu.

Para Ilídio Vale, “as vivências desportivas e competitivas de uma grande maioria dos jogadores que vão estar no campeonato do Mundo são bem diferentes das dos portugueses”, que “merecem ser estimulados” e não criticados.

“Temos condições para competir ao mais alto nível seja com que adversário for, apesar do ‘handicap’ que temos para todos os outros”, afiançou.

De acordo com Ilídio Vale, “estes jogadores têm muito pouco tempo de competição”, considerando que “a boa competição é um fator determinante no desenvolvimento” dos jogadores.

“Se os talentos não têm oportunidade de se expressarem ao mais alto nível é óbvio que vão ser sempre talentos adiados, isto é: não se consegue perceber se eles realmente têm talento, porque não os conseguimos vê-los expressar esse talento ao mais alto nível”, garantiu.

Ilídio Vale considera que “é tempo de acabar com as lamentações e encontrar as soluções”, porque os jogadores portugueses têm “muita qualidade”.

“É obvio que ao treinador compete encontrar soluções, soluções motivacionais, mas sempre com um objetivo, que é levar a que os jogadores portugueses não tenham medo de ganhar”, frisou.

Ilídio Vale disse que também é importante que os jogadores “também não tenham medo de perder” e que “sejam capazes de soltar as suas amarras”.

“É verdade que há jogadores muito talentosos, há jogadores com muita capacidade, mas eu acho que os jogadores portugueses também têm muita capacidade e acho que somos um país que, apesar de todos os constrangimentos, somos capazes de formar muitos talentos”, rematou.

Portugal está integrado no Grupo B do Mundial de sub-20, juntamente com o Uruguai, a Nova Zelândia e os Camarões.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?