loading

Liga Europa: Nacional prepara jogo contra o FH Hafnarfjordur

O Nacional da Madeira inicia na quinta-feira, na Islândia, perante o praticamente desconhecido FH Hafnarfjordur, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, a sua quarta campanha na UEFA.

Liga Europa: Nacional prepara jogo contra o FH Hafnarfjordur

O FH Hafnarfjordur é o primeiro obstáculo do Nacional na persecução do objetivo de marcar presença na fase de grupos da Liga Europa, tal como em 2009/10, mas, para tal, terá que passar ainda pela terceira pré-eliminatória e “play-off”.

O Nacional, que é a primeira equipa lusa a entrar em prova na Liga Europa - o Vitória de Guimarães arranca na terceira pré-eliminatória e Sporting de Braga e Sporting nos “play-off” -, recebe depois o FH Hafnarfjordur a 21 de julho.

A formação “alvinegra” é favorita na eliminatória, até porque 148 lugares separam as duas equipas no “ranking” de clubes da UEFA, com o Nacional a ocupar o 110.º lugar e os islandeses o 258.º.

Apesar da diferença, o Nacional terá que ter em atenção que o FH Hafnarfjordur, que conta com alguma experiência nas competições da UEFA, foi vice-campeão da Islândia, com os mesmos pontos do campeão Breidablik, e vencedor da Supertaça.

A formação islandesa soma 34 encontros nas provas da UEFA, apenas na Taça Intertoto e em pré- eliminatórias e fases preliminares da Liga dos Campeões e Liga Europa, com um total de nove vitórias, nove empates e 16 derrotas.

Outro dos aspetos a ter em conta para a eliminatória é que o campeonato islandês está já a decorrer e a “máquina” do FH Hafnarfjordur está por isso mais “afinada” do que a do Nacional, ainda em fase de preparação.

O FH Hafnarfjordur segue no quarto lugar do campeonato islandês com menos oitos pontos e mais um jogo do que o líder KR Reykjavik e, antes de receber o Nacional, perdeu no recinto do IBV, por 3-1.

O Nacional cumpre a quarta presença na Europa, depois das participações em 2004/05 e 2006/07 (ainda na Taça UEFA), tendo em ambas sido afastado na primeira eliminatória, e na fase de grupos da Liga Europa de 2009/10.

A formação insular soma um total de 12 jogos na Europa, tendo alcançado dois triunfos, três empates e sete derrotas. O Nacional marcou ainda 18 golos – sete dos quais por Rúben Micael - e sofreu 23.

A vitória mais dilatada da formação insular aconteceu frente ao Áustria de Viena (5-1), no Funchal, e a derrota mais pesada foi com o Werder Bremen (4-1), na Alemanha, em jogos referentes à fase de grupos de 2009/10.

Para o embate com o FH, o treinador Ivo Vieira deverá mexer pouco no “onze” habitualmente titular na última época, sendo de realçar a ausência do guarda-redes Bracalli, que se transferiu para o FC Porto, e a presença do avançado Candeias.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?