loading

Ciclismo: Arranca hoje a 73ª Volta a Portugal em bicicleta

A 73ª edição da Volta a Portugal disputa-se entre hoje e 15 de Agosto, num total de 1.626,8 quilómetros, de Fafe a Lisboa.

Ciclismo: Arranca hoje a 73ª Volta a Portugal em bicicleta

O prólogo de escassos 2,2 quilómetros que inaugura a Volta, em Fafe, vai começar pelas 15h30, terminando duas horas depois, num percurso entre o Parque da Cidade e a Praça 25 de Abril.

O russo Dmitriy Kosyakov (Itera) vai ser o primeiro dos 116 corredores a experimentar o percurso do contrarrelógio individual que servirá para determinar a primeira hierarquia da geral e decidir o dono da camisola amarela de líder.

O português Nelson Vitorino (Palmeiras-Prio), na ausência do espanhol e tetracampeão da ''Portuguesa'', David Blanco, entretanto ao serviço da espanhola Geox, será o derradeiro ciclista no empedrado fafense, partindo cerca das 17h25 para um esforço que não deve durar mais de três minutos.

- João Cabreira, Por (Onda-Boavista, Por): O corredor da Aguçadoura, Póvoa de Varzim, está por fim a envergar a camisola de campeão nacional de fundo, após a suspensão por viciação de amostra num controlo antidoping que o impediu de ostentar o título conquistado em 2008, quando ainda representava a extinta LA-MSS.

A equipa maiata ficou no ''olho do furacão'' de uma operação desenvolvida pelas autoridades portuguesas, que acabou com a suspensão de vários elementos por doping organizado e o fim do projeto profissional.

Aos 29 anos e de volta à sua primeira equipa como elite, Cabreira, que conquistou também o recente Grande Prémio LAbMed, mantém as caraterísticas de ''trepador'' que lhe valeram vitórias na Senhora da Graça durante a edição de 2009 da ''Portuguesa''.

- David Bernabéu, Esp (Andalucia, Esp): O veterano e já vencedor da Volta a Portugal em 2004 começou a carreira profissional por terras lusas, também com as camisolas ''axadrezadas'', seguindo-se Maia, Comunidad Valenciana, Fuerteventura-Canárias e, novamente, a lusa Barbot-Siper antes de abraçar a Andalucia-Caja Granada.

Grande conhecedor das estradas portuguesas, o corredor de 36 anos e natural da região valenciana alcançou o segundo posto no ''crono'' de 2010, sagrando-se ''vice'', depois de ter sido terceiro classificado na ''Portuguesa'' de 2009.

- Ricardo Mestre, Por (Palmeiras-Prio, Por): Com 27 anos e integrado na equipa algarvia que venceu as três últimas edições, embora agora sem o espanhol e tetracampeão, David Blanco, nem o popular Cândido Barbosa, Mestre é um dos chefes de fila do conjunto tavirense, apresentando-se após a vitória no Troféu Joaquim Agostinho, conquistado logo à primeira etapa.

O corredor de Castro Marim, que sempre esteve ligado ao conjunto liderado por Vidal Fitas conta ainda no currículo com o segundo lugar na Volta à Bulgária de 2010, além de ter sido o melhor jovem na Volta a Portugal de 2006, quando conquistou também a sexta tirada.

- Hernâni Broco, Por (LA-Antarte, Por): O português melhor classificado há um ano, no quinto lugar, muito em virtude da prestação no contrarrelógio decisivo, repetiu este ano o terceiro posto no campeonato nacional de ''crono'' obtido em 2005, indiciando melhorias.

Com 30 anos, o ciclista originário da cidade que se habituou a conviver com o mítico Joaquim Agostinho (Torres Vedras) tem tudo para se tornar o novo herói português e suceder a Nuno Ribeiro, vencedor de 2009 desapossado do triunfo devido a um controlo antidoping positivo. Esse processo conduziu à extinção da equipa Liberty Seguros, da qual Broco fazia parte, embora não tenha sido chamado a participar na Volta desse ano.

- André Cardoso, Por (Palmeiras-Prio, Por): Outro ''trepador'' por natureza, o gondomarense de 26 anos já foi igualmente o melhor corredor entre a juventude da Volta a Portugal em 2007, terminando entre os 10 primeiros posicionados da geral nas duas últimas edições, quando era obrigado a trabalhar para Blanco. No ano passado alcançou o terceiro lugar do pódio no campeonato nacional de fundo.

Sérgio Ribeiro, Por (Barbot-Efapel, Por): Há um ano, o ciclista de Matosinhos fez o que poucos julgavam possível: destronou Cândido Barbosa, recordista de vitórias na classificação por pontos, na liderança da regularidade. Para lá chegar, Ribeiro, de 30 anos, venceu duas etapas e acabou no ''top-3'' noutras três ocasiões.

Este ano, o homem que ganhou a Volta ao Alentejo, em 2006, foi segundo no Troféu Joaquim Agostinho, no qual ganhou uma etapa, e foi segundo na segunda tirada da Volta a Castela e Leão.

- Oleg Chuzda, Ucr (Caja Rural, Esp): O ciclista ucraniano chegou à Volta a Portugal de 2010 como um perfeito desconhecido e saiu como um dos favoritos do público que acompanhou ''in loco'' a prova na estrada. Incansável e inconformista, foi o grande animador das fugas que lhe valeram, não só uma vitória logo na primeira etapa, mas também a camisola amarela.

A liderança seria um episódio momentâneo da ascensão do jovem de 26 anos que, este ano, foi segundo no campeonato nacional de contrarrelógio, um resultado que compôs um currículo curto (só tem três triunfos), mas esforçado.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?