loading

Atletismo: Derby Sporting-Benfica anima Nacional Masculino

O Nacional da I Divisão de atletismo de pista coberta, no fim de semana em Pombal, promete despique cerrado entre as equipas masculinas do Sporting, campeão desde 1995, e do Benfica, mesmo sem o lesionado Nélson Évora.

Atletismo: Derby Sporting-Benfica anima Nacional Masculino

No setor feminino, a superioridade do Sporting não deverá ser, mais uma vez, posta em causa, e a série iniciada em 1996 vai ter seguimento.

O Sporting é campeão nacional de pista coberta em masculinos há 17 anos, mas o seu domínio tem vindo a ser crescentemente contestado e este ano está mesmo em perigo.

No ano passado, os “leões” ganharam o título de pista coberta com grande dificuldade e cinco meses depois, ao ar livre, o Benfica quebrou um longo “jejum” de década e meia, após um “duelo” intenso, resolvido nos 4x400 metros finais.

Abreu Matos, diretor técnico do atletismo do Sporting, fala agora de «um ligeiro favoritismo» do Benfica, que se apresenta com «uma equipa temível», mas garante que a formação verde e branca vai «lutar com todas as forças».

Será «uma tarefa difícil», mas há que «lutar com todas as forças contra essa tendência, que pende mais para a equipa rival».

Ana Oliveira, coordenadora do atletismo do clube da águia, admite que este ano o Benfica «está de facto mais forte», mas realça que, pelo historial, «toda a responsabilidade de ser campeão está do lado do Sporting».

«Qualquer atleta do Benfica, sejam as primeiras linhas ou as ditas segundas linhas, tem capacidade para lutar pela vitória», refere.

Mesmo sem atletas como o lesionado Nélson Évora, a equipa benfiquista «está melhor do que no ano passado» e vai «continuar a lutar, até ao último centímetro, até ao último centésimo».

Esta época, o Benfica é de novo favorito na competição de ar livre, com 21 provas, mas no programa reduzido de pista coberta, com apenas 14 provas, o equilíbrio deve ser realmente a nota dominante.

O Benfica estará desfalcado dos internacionais Nelson Évora (triplo, em que será substituído por Marco Caldeira) e Jorge Paula (400 metros), enquanto a recuperação do barreirista Rasul Dabo e do saltador em comprimento Marcos Chuva é uma incógnita.

Ao Sporting faltarão João Ferreira e o seu natural substituto, nos 400 metros, Carlos Pinheiro.

Enquanto o Sporting parece nitidamente favorito nos 1.500 metros (Hélio Gomes), 3.000 metros (Bruno Albuquerque), vara (Edi Maia) e marcha (João Vieira), o Benfica não deixará certamente fugir os triunfos nos 200 metros (Arnaldo Abrantes), comprimento (Marcos Chuva ou Marco Caldeira) e 4x400 metros, bem como no peso (Marco Fortes).

Marco Fortes será mesmo o atleta «do momento», já que vem de quatro recordes nacionais, nas últimas duas semanas, em Chemnitz e Bygdoscz, tendo já ombreado com campeões olímpicos e do mundo.

Em todas as restantes seis provas do programa se prevê equilíbrio, a começar pelos 60 metros, prova na qual os benfiquistas Yazaldes Nascimento e Arnaldo Abrantes têm esta época superado o “leão” Francis Obikwelu.

Apenas numa das 14 provas se prevê uma eventual interferência “alheia” - a de Carlos Calado, atualmente no GA Fátima, no triplo.

No setor feminino, a superioridade do Sporting é grande, mesmo sem contar com Naide Gomes, lesionada e substituída por Shaina Mags, «uma atleta em ascensão», explica Abreu Matos, treinador das saltadoras.

Possíveis exceções são os 800 metros (a jovem benfiquista Marta Pen pode dar réplica a Sandra Teixeira), 60 metros barreiras (Andreia Felisberto, do JOMA, já derrotou Mónica Lopes esta época) e comprimento (a benfiquista Ungudi Quiawacana dará luta a Shaina Mags).

Aqui, Abreu Matos «assume claramente» o favoritismo do Sporting, mesmo com «uma margem folgada» sobre o Benfica.

«As nossas expetativas são muito positivas, a vantagem é evidente», diz.

Outro ponto de interesse dos campeonatos será a luta pelo último lugar do pódio, que, no setor masculino, será protagonizada por Gira Sol (Cantanhede), Juventude Vidigalense (Leiria) e CA Seia, enquanto Juventude Vidigalense e JOMA (Monte Abraão) serão os principais candidatos no feminino.

Conjuntamente realizar-se-á o Nacional da II Divisão, com outras oito equipas masculinas e femininas, num extenso programa que irá das 14:30 a depois das 19h00, de sábado e domingo.

- Clubes participantes no Nacional da I Divisão:

Masculinos: Sporting, Benfica, Gira Sol, J. Vidigalense, CA Seia, GA Fátima, Académica e CA Baixa da Banheira.

Femininos: Benfica, Sporting, J. Vidigalense, JOMA, Gira Sol, GCA Donas, ADREP e GRECAS.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?