loading

Ligas profissionais europeias juntam-se no combate à fome no Sahel

A campanha Futebol Profissional Contra a Fome vai chegar a centenas de estádios europeus, entre sábado e segunda-feira, com a mensagem de que é preciso agir, para evitar um desastre humanitário na região africana do Sahel.

Ligas profissionais europeias juntam-se no combate à fome no Sahel

A área que abrange os países situados na parte sul do deserto do Saara atravessa um período de seca extrema, com más colheitas e altos preços dos alimentos, o que faz com que milhões de pessoas enfrentem a fome.

Promovido pela Associação Europeia de Ligas de Futebol Profissional (EPFL), pela Comissão Europeia e pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a terceira e mais abrangente iniciativa “Dia de Jogo Contra a Fome” vai envolver 300 clubes em 20 ligas europeias, passando por 16 países e alcançará milhões de adeptos de futebol.

“Devemos agir agora para ajudarmos estas pessoas a alimentarem-se. Ao mesmo tempo, precisamos de criar capacidade de resistência destas comunidades para parar de saltar de crise em crise e para prevenir que as secas levem inevitavelmente à fome”, disse José Graziano da Silva, diretor geral da FAO.

Kristalina Georgieva, responsável da Comissão Europeia para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta à Crise, afirmou que “o futebol é o veículo perfeito para alertar para a situação da comunidade de Sahel”, acrescentando que juntos podem “salvar vidas”.

“O futebol é um ótimo unificador mundial. As ligas e os jogadores sabem o poder e a popularidade do desporto e estamos orgulhosos de poder usar esse poder para contar histórias que não seriam contadas”, congratulou-se Sir David Richards, presidente da EPFL.

O internacional espanhol Raúl Gonzalez, do Shalke 04, embaixador da Boa-vontade das Nações Unidas destacou a necessidade de “apoio para combater crises de fome como esta”, sublinhando que “ninguém sabe tão bem quanto os futebolistas quão crucial é ter o apoio do estádio”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?