loading

Euro 2012: «Bis» de Xabi Alonso coloca Espanha no caminho de Portugal

Um “bis” de Xabi Alonso colocou hoje a Espanha nas meias-finais do Euro2012 de futebol e manteve a “roja” na defesa do título europeu, no triunfo por 2-0 sobre uma inofensiva e demasiado temerosa França.

Euro 2012: «Bis» de Xabi Alonso coloca Espanha no caminho de Portugal

Em Donetsk, o médio Xabi Alonso, que cumpriu a sua 100.ª internacionalização, marcou os dois golos de Espanha, aos 19 e 90+1 minutos, o último de grande penalidade, no primeiro triunfo em jogos oficiais de Espanha sobre o rival gaulês. Antes, em seis encontros com os franceses, os espanhóis tinham sofrido cinco derrotas e apenas somado um empate.

A seleção de Vicente del Bosque, que marcou encontro com Portugal nas meias-finais do Euro2012, acabou por, mais uma vez, não deslumbrar e não deixar o “perfume” de futebol que soltou no Euro2008 e no Mundial2010, mas mesmo assim fez o suficiente para carimbar o passaporte para a próxima fase.

Hoje, a Espanha apanhou pela frente uma seleção francesa que está a “anos-luz” das equipas do Mundial1998 e Euro2000, na altura lideradas por Zidane, e que acabou por se despedir do Europeu com uma imagem dececionante.

Com algum espanto, o técnico Laurent Blanc deixou Nasri no banco, uma das melhores figuras nos franceses na prova, e optou por reforçar o lado direito da sua equipa com a entrada de Reveillere e subida de Debuchy, dois laterais de raiz.

Com a França sem qualquer brilhantismo e virtuosidade, devido à exclusão de Nasri, foi mesmo por esse lado que a Espanha construiu o primeiro golo, com Jordi Alba, com alguma facilidade, a subir até à linha e a centrar para o cabeceamento vitorioso de Xabi Alonso, aos 19 minutos.

A partir daí, os espanhóis optaram pelo habitual jogo de passe rápido e curto, na expectativa de que a França fosse à procura do empate, algo que estranhamente não aconteceu.

Os gauleses mantiveram a mesma postura no jogo, com quase todos os seus elementos atrás da linha da bola numa postura ultradefensiva. Mesmo assim, Cabaye obrigou Casillas a uma defesa, aos 32 minutos, num livre direto marcado de bem longe da baliza, naquela que seria a única intervenção do guardião espanhol em todo o encontro.

Para espanto dos adeptos franceses, e até mesmo dos jogadores espanhóis, a seleção gaulesa resolveu manter a sua postura defensiva até aos últimos minutos da segunda parte, uma atitude pouco comum numa altura em que uma derrota significa a eliminação de uma prova.

Iker Casillas não mais foi incomodado e Espanha aproveitou para “carimbar” a vitória com uma grande penalidade marcada por Xabi Alonso, aos 90+1 minutos, depois de uma falta de Reveillere, que teve um jogo para esquecer, sobre o entrado Pedro.

Nessa altura, o “caos” na seleção francesa já era bem patente em campo, com alguns jogadores a embarrarem uns nos outros à procura da bola e até mesmo a discutirem entre si.

Este triunfo não só mantém a Espanha na defesa do título europeu, como também deixa em aberto a hipótese de ser a primeira seleção a conquistar duas vezes consecutivas o torneio.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?