loading

Madeira: Governo Regional beneficia cinco clubes e «abandona» os restantes

Marítimo, Nacional, União, CAB-Madeira e Madeira SAD vão beneficiar da maior fatia dos cerca de 10 milhões de euros que o Governo Regional da Madeira vai dispensar para o desporto na próxima época, enquadrados num novo modelo hoje apresentado.

O executivo madeirense, através do secretário regional da Educação, Jaime Freitas, revelou hoje as intenções da governação insular, que deixa de apoiar os restantes clubes, proporcionando-lhes apenas as viagens que lhes permitem participar nos campeonatos ou provas de índole nacional, fazendo valer o princípio da Continuidade Territorial.

Os 9,850 milhões de euros, verba inscrita no Orçamento da Região Autónoma, serão distribuídos consoante a importância, dimensão e objetivos a atingir e serão assim repartidos em diversas áreas.

Para as competições profissionais e sociedades anónimas foram separados 5,7 milhões de euros, que serão destinados a Marítimo, Nacional, União/SAD, Madeira SAD masculino e feminino e CAB-Madeira (masculinos).

Os desportos coletivos com representação nacional vão receber 1,3 milhões, os desportos individuais com representação nacional 700 mil, a competição regional 1,2 milhões, as associações regionais de modalide 750 mil euros, o desporto para todos 150 mil euros, enquanto outros eventos recebem 50 mil euros.

O futebol profissional do Marítimo e do Nacional recebem, cada qual, um milhão e 785 mil euros, o União da Madeira 840 mil euros, o Madeira SAD masculino e femenino 660 mil euros e o CAB-Madeira 330 mil euros.

Por participar numa competição europeia (Liga Europa), o Marítimo recebe uma majoração de cinco por cento.

Para o secretário Regional da Educação, que tem a seu cargo a tutela do Desporto, o Governo Regional da Madeira ''vai distribuir aquilo que existe, de forma sustentada, realista, tendo em conta que no próximo ano é preciso continuar os projetos deste ano''.

''Não vale a pena estarmos a hipotecar o futuro, a fazer com que no próximo ano ou no ano seguinte não seja possível dar continuidade aos projetos que são iniciados neste ano'', sustentou.

Para o governante, estes são os apoios possíveis, enquandrados ''numa série de critérios e regras'', mas com o objetivo de ''premiar a excelência'' e os clubes que ''projetam a Madeira, a nível nacional internacional''.

Jaime Freitas disse ainda que o Governo Regional ''está a apoiar o movimento desportivo, não podendo ter a pretensão de ser o financiador do movimento desportivo''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?