loading

Liga Europa: Villas-Boas e Jesualdo Ferreira medem «passados» no Grupo J

A sorte determinou que André Vilas-Boas e Jesualdo Ferreira, treinadores portugueses de Tottenham (Inglaterra) e Panathinaikos (Grécia), se defrontassem na Liga Europa de futebol, cuja fase de grupos foi hoje definida.

Liga Europa: Villas-Boas e Jesualdo Ferreira medem «passados» no Grupo J

Num passado recente, os dois técnicos registaram conquistas relevantes ao serviço do FC Porto, nomeadamente o da equipa inglesa, que venceu, precisamente, a Liga Europa 2010/11, enquanto o seu homólogo na turma grega tem quatro anos de experiência na Liga dos Campeões.

Mais do que o confronto entre duas gerações de profissionais portugueses no Grupo J, Tottenham e Panathinaikos apostam no engrandecimento do seu historial, apresentando-se como emblemas que entrarão nas contas da meia dúzia de “tubarões” em jogo, mais os que poderão chegar em fase posterior, vindos da “Champions”.

Para isso, terão, primeiro, que ultrapassar os dois restantes adversários no agrupamento: a Lazio de Roma (Itália) e o Maribor (Eslovénia).

E quando se fala em clubes com maior currículo internacional, fala-se, nomeadamente, de Liverpool (Grupo A) e Inter de Milão (H), que já venceram três vezes a extinta Taça UEFA, que deu lugar à Liga Europa, e o do atual detentor do título, o Atlético de Madrid (B).

A equipa inglesa vai encontrar, no seu agrupamento, a Udinese, turma italiana que o Sporting de Braga venceu no ''play-off'' de acesso à Liga dos Campeões, assim como os suíços do Young Boys e os russos do Anzhi, uma das atuais equipas-vedeta do milionário campeonato russo.

Também os milanenses terão pela frente um conjunto da Rússia, o Rubin Kazan, e mais dois do Leste europeu: Partizan de Belgrado (Sérvia) e Neftçi (Azerbaijão).

No grupo B, o Atlético de Madrid, de Sílvio e Tiago, vai iniciar a defesa do título perante a Académica, vencedora da Taça de Portugal, que regressa às competições europeias quatro décadas depois da sua última participação, Hapoel de Telavive (Israel) e Viktoria Plzen (República Checa).

O Sporting faz figura de favorito frente a Basileia (Suíça), Genk (Bélgica) e Videoton, de Paulo Sousa, no Grupo G, enquanto o Marítimo tem uma tarefa complicada perante Bordéus (França), Newcastle (Inglaterra) e Club Brugge (Bélgica).

Entre as equipas francesas, o Marselha (Grupo C) parece ter tarefa mais difícil que o Lyon (I), defrontando os turcos do Fenerbahçe, os alemães do Borússia Monchengladbach e os cipriotas do Limassol, onde alinham quatro portugueses: Jorge Monteiro, Rui Miguel, Orlando Sá e Paulo Sérgio.

Já o Lyon terá que medir forças com o Athletic de Bilbau (finalista vencido da prova, na época anterior) e mostrar melhores credenciais que os checos do Sparta de Praga e os israelitas do Kiryat Shmona.

O grupo K reúne, também, expectativas de séria competitividade, onde os alemães do Leverkusen terão a companhia dos ucranianos do Metalist (adversário do Sporting na temporada anterior), dos noruegueses do Rosenborg e dos austríacos do Rapid de Viena.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?