loading

Sp. Braga elimina FC Porto nos oitavos da Taça de Portugal (2-1)

O Sporting de Braga eliminou hoje o campeão português FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer em casa, por 2-1.

Sp. Braga elimina FC Porto nos oitavos da Taça de Portugal (2-1)

Menos de uma semana depois de ter perdido para a I Liga (2-0, domingo), os minhotos desforraram-se e derrotaram o FC Porto, com golos de Danilo (na própria baliza, 75) e Éder (80), depois de os ''dragões'' se terem adiantado no marcador, por Mangala (13).

Foi a primeira derrota esta época da equipa do FC Porto, que era a única na Europa invencível.

O Sporting de Braga quebrou um ciclo negativo e segue em frente numa prova que ambiciona conquistar, mas não realizou uma grande partida e só depois da expulsão de Castro se superiorizou.

O FC Porto, cujo treinador operou uma ''revolução'' no seu ''onze'', com sete alterações, deu a sensação de ter sempre o jogo controlado até ao momento em que passou a jogar com 10 unidades.

José Peseiro fez duas alterações em relação ao jogo de domingo, tendo entrado Quim e Rúben Amorim para os lugares de Beto e Rúben Micael.

Já Vítor Pereira deu a titularidade a Fabiano, Miguel Lopes, Abdoulaye, Castro, Defour, Atsu e Kléber, em vez de Helton, Danilo, Alex Sandro, João Moutinho, Lucho, Varela e Jackson Martinez. Apenas quatro jogadores ''sobreviveram'': Otamendi, Mangala, Fernando e James.

O primeiro golo da partida surgiu aos 13 minutos: livre de James e Mangala, sem marcação na área bracarense, cabeceou para o fundo da baliza, tendo a bola ainda tocado no poste, sem quaisquer hipóteses de defesa a Quim.

A resposta bracarense chegou mais de dez minutos depois, por Rúben Amorim, que, após tirar dois adversários do caminho, rematou fraco e à figura de Fabiano (24 minutos).

O Sporting de Braga surgiu na segunda parte com outra velocidade, a incomodar mais o último reduto portista e, aos 56 minutos, Hugo Viana caiu na grande área do FC Porto depois de Fernando lhe ter puxado os calções. Os bracarenses pediram grande penalidade, mas o árbitro Olegário Benquerença nada assinalou.

Pouco depois, os treinadores mexeram nas equipas, Vítor colocando Danilo e Lucho (nos lugares de Miguel Lopes e Fernando) e José Peseiro trocando de ''Rúbens'', entrando Micael para o lugar de Amorim.

Aos 67 minutos, e ao contrário do primeiro lance polémico, o juiz de Leiria acertou na decisão ao anular um golo a Custódio, já que Mossoró impediu Fabiano de se fazer ao remate de longe do médio bracarense.

O momento marcante do jogo surgiu aos 72 minutos: o FC Porto passou a jogar com menos uma unidade já que Castro viu o segundo cartão amarelo, e respetivo vermelho, após uma falta sobre Mossoró.

Três minutos depois a equipa da casa chegou ao empate, com um autogolo de Danilo ao tentar cortar um livre de Hugo Viana e, pouco depois (80), consumou a reviravolta, por Éder, que foi mais rápido que Abdoulaye e, já bem dentro da área, rematou cruzado.

Vítor Pereira ainda recorreu a João Moutinho, e Lucho e Kléber podiam ter empatado (87 e 90+1), mas Quim defendeu bem.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Sp. Braga - FC Porto, 2 - 1

Sábado, 1 de Dezembro de 2012
Académica - Tourizense, 3 - 0

Domingo, 2 de Dezembro de 2012
Lourinhanense - Paços Ferreira, 0 - 6
Arouca - Beira-Mar, 2 - 1
Gil Vicente - Oliveirense, 1 - 0
Belenenses - Fabril Barreiro, 4 - 0
Marítimo - V. Guimarães, 4 - 5 g.p

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013
Benfica - Desp. Aves, 6 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?