loading

CAN 2013: Primeiro-ministro enaltece feito histórico dos «Tubarões Azuis»

O primeiro-ministro de Cabo Verde disse hoje à Lusa que apesar da derrota frente ao Gana nos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas de futebol de 2013 (CAN2013), a seleção cabo verdiana “fez História”.

CAN 2013: Primeiro-ministro enaltece feito histórico dos «Tubarões Azuis»

“A prestação é histórica, fizemos História. Nós hoje jogámos muito bem, não tivemos a sorte do jogo do nosso lado mas eu acho que a partir de agora nada será como dantes. Demos um grande salto. Mostrámos um novo Cabo Verde ao Mundo”, disse à Lusa José Maria Neves, no final do jogo que acompanhou através da televisão junto da comunidade cabo verdiana que se reuniu hoje no Teatro Joaquim Benite, em Almada.

No jogo disputado em Porth Elizabeth, na África do Sul, o ganês Wakaso Mubarak inaugurou o marcador, aos 54 minutos, na marcação de uma grande penalidade.

Os “Tubarões Azuis” arriscaram para chegar ao empate e, já em período de descontos, aos 90+5, quando todos os jogadores cabo-verdianos estavam na área ganesa, para a marcação de um pontapé de canto, Mubarak “bisou” no encontro, concluindo uma jogada de contra-ataque e ditando o afastamento de Cabo Verde da CAN2013.

“Fizemos um grande campeonato e espero que sirva para que Cabo Verde, na alta competição, consiga estar sempre nos primeiros lugares. O próximo passo é batalharmos para estarmos no Mundial2014. Nós queremos que Cabo Verde continue a brilhar no futebol e em outros domínios. Nós queremos que Cabo Verde continue a ser esta África alegre, esta África positiva, esta África que ambiciona o desenvolvimento e o nosso futebol, na África do Sul, foi um pouco de tudo isto”, afirmou José Maria Neves no final do encontro.

Para o primeiro-ministro cabo-verdiano a seleção está de “parabéns” pelo desempenho na África do Sul e referiu-se ao trabalho do selecionar Lúcio Antunes, um controlador aéreo de profissão, que se destaca no futebol.

“Lúcio Antunes é a nova ‘estrela’ de Cabo Verde que brilha, uma referência para os jovens de Cabo Verde: quando se trabalha, quando se tem empenhamento, quando se tem visão e capacidade de empreendedorismo podemos ir longe. O jovem de Cabo Verde pode ser o que quiser ser com este exemplo do Lúcio”, acrescentou o primeiro-ministro que acredita no protagonismo do país no campeonato continental de basquetebol que se vai realizar este ano na Costa do Marfim.

“Somos otimistas, queremos ultrapassar outros obstáculos, vamos agora estar no Afrobasket. Cabo Verde também se classificou para a alta-roda do basquetebol africano e vamos agora preparar-nos com força e vamos fazer história também em Abidjan”, concluiu José Maria Neves.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?